Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 2023 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Omvang en medium
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
O primeiro contracetivo feminino de ingestão oral, Enovid, criado e distribuído nos Estados Unidos a partir de 1960, revolucionou o conceito de sexualidade. A pílula é considerada uma das mais importantes contribuições científicas do século XX e comummente associada a uma libertação feminina do jugo da maternidade forçada. Passadas seis décadas sobre a sua invenção, será que este desenvolvimento tecnológico representa, hoje, uma libertação para as mulheres?
“iMaculada” reflete sobre os modos como a pílula é percebida, os modos como é utilizada, as transformações sociais que acarretou. No contexto em que vivemos, ao discutirmos assuntos como estes, relacionados com sexualidade, atravessamos um terreno ainda pouco esclarecido e povoado de dúvidas, mitos e inibições. A nossa intenção com este espetáculo é criar um espaço aberto ao questionamento e à reflexão.
Tida por algumas pessoas como a mãe da revolução sexual, a pílula tem sido disputada quanto à sua paternidade? Porquê esta necessidade de encontrar um pai?
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Carl Djerassi, a Marionet presta homenagem ao cientista e dramaturgo frequentemente epitetado de “pai da pílula”.
A invenção e comercialização, em larga escala, da pílula contracetiva contribuiu para uma profunda transformação social.
Neste projeto, partindo do processo histórico de desenvolvimento da pílula e do impacto e resistências que a sua utilização provocou (e ainda provoca), iremos abordar de um modo mais amplo a questão da contraceção e o seu impacto social.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Carolina Andrade, Francisca Moreira, Guilherme Pompeu, Inês Dias, Laetitia Morais, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques, Vicente Paredes
Texto: Mário Montenegro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Inês Dias, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques
Direção Técnica e Iluminação: Guilherme Pompeu
Música: Marcelo dos Reis
Cenografia e Imagem: Pedro Andrade
Figurinos: Carolina Andrade
Vídeo: Laetitia Morais
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Carolina Andrade, Vicente Paredes
Comunicação: Carolina Andrade, Ricardo Jerónimo
Vídeo Promocional: Tiago Cerveira
Fotografia: Francisca Moreira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
APOIO
Associação Existências; República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes; Convento São Francisco / Câmara Municipal de Coimbra; MAFIA — Federação Cultural de Coimbra; Ilídio Design Cabeleireiros; Rádio Universidade de Coimbra; Antena 2.
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 25 a 27 de outubro de 2023, 21h30
Classificação etária: M/12
Duração: aprox. 120m
Bilhetes: TAGV / FNAC / BOL
Sessões para escolas: 25 e 26 de outubro de 2023 | 15h00
REPOSIÇÃO:
Convento São Francisco, Coimbra - 10 de novembro de 2023
[no âmbito do Colóquio Internacional “Theatre about Science“]
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Voorwaarden voor reproductie
Taal van het materiaal
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
- Marionet (Archiefvormer)
- Carolina Costa Andrade (Onderwerp)
- Pedro Andrade (Onderwerp)
- Francisca Moreira (Onderwerp)
- Mário Montenegro (Onderwerp)
- Marcelo dos Reis (Onderwerp)
- Guilherme Pompeu (Onderwerp)
- Inês Dias (Onderwerp)
- Laetitia Morais (Onderwerp)
- Pedro Lamas (Onderwerp)
- Sílvia Santos (Onderwerp)
- Sofia Hora Marques (Onderwerp)
- Vicente Paredes (Onderwerp)
- Ricardo Jerónimo (Onderwerp)
- Tiago Cerveira (Onderwerp)
- João Cunha (Onderwerp)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Onderwerp)
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Status
Niveau van detaillering
Verwijdering van datering archiefvorming
Atualização maio de 2024.