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Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho regular, coerente e consistente de cruzamento entre teatro e ciência, caso único no país. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da interseção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projetos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projetos de ciência participativa.
Em 2010 foi selecionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em atividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento.
Em 2015 a atividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi.
Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Em 2017 promoveu a primeira atividade de formação de teatro sobre ciência e foi publicado o primeiro artigo científico sobre o trabalho da Marionet.
Em 2018 celebrou-se a primeira parceria num projeto de investigação científica.
Em 2020 teve início o Projeto de Tradução Colaborativa e em 2021 o projeto Ler Teatro com Ciência, que, com uma periodicidade bimestral, promove a leitura de obras dramáticas recentes que abordam temas científicos.
Em 2021 teve lugar a primeira edição do Colóquio Internacional "Theatre about Science".
Em 2022 foi realizado o primeiro Objeto Artístico Digital, um vídeo de curta duração, que deu início ao projeto Marionet Digital.
Em 2023 foi lançado o primeiro documentário realizado pela companhia, foi realizada a primeira oficina de teatro e ciência destinada a crianças e foi publicada a primeira edição de Theatre About Science.
A Marionet é financiada anualmente, desde a sua fundação, pelo Município de Coimbra, e vem estabelecendo colaborações com diversas entidades das artes e ciências. Actualmente é financiada pela Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio Sustentado à atividade artística profissional.
Parceiros científicos dos nossos projetos: CEIS 20| UC - Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra, Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Centro de Medicina do Sono do Hospital da Universidade de Coimbra, Centro de Referência da Epilepsia Refractária do Hospital da Universidade de Coimbra, CIBB - Centro de Inovação em Biomedicina e Biotecnologia da Universidade de Coimbra, CISUC - Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra, CNC-UC - Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Hospital Psiquiátrico Júlio de Matos, iiiUC - Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra, MARE-UC - Centro de Ciências do Mar e do Ambiente da Universidade de Coimbra, PROAQUA, Sociedade Portuguesa de Química.
Ao longo de mais de 20 anos de atividade ininterrupta, a Marionet criou e guardou documentos (textuais e não textuais) que correspondem à materialização da sua produção artística e que importa preservar, conhecer e divulgar. Para além dos documentos formais que refletem a criação e gestão administrativa da companhia — associação sem fins lucrativos que se relaciona com entidades públicas e privadas — a Marionet preserva uma enorme variedade de documentos, objetos e materiais que resultam diretamente da sua atividade.
Assim, o seu acervo integra documentos como o registo de fundação da companhia, atas de assembleias, correspondência e e-mails trocados com diversos organismos quer para obtenção de apoios, quer relativos a organização de espetáculos, residências artísticas, conferências, e outros, registo dos apoios financeiros recebidos, mas, sobretudo, elementos de cenário, adereços e figurinos das produções que já estreou, a par de documentos e objetos relacionados com outras áreas da criação, como textos dramáticos, notas de direção e encenação, croquis de cenários, adereços e figurinos, bandas sonoras, elementos videográficos e desenhos de luz. Da mesma forma, inclui ainda materiais de comunicação e divulgação associados às produções como cartazes, postais, flyers, convites, programas, folhas de sala, agendas culturais, e outros materiais como jogos e t-shirts. E também um arquivo fotográfico e videográfico com milhares de fotografias (em suporte papel e digital) e dezenas de gravações vídeo e áudio (em CD, DVD, MiniDV) com registos de apresentações de espetáculos e de processos de ensaio.
Desde 2012, a companhia está a constituir e organizar uma biblioteca especializada, formada essencialmente por publicações monográficas em livro, mas também em suporte áudio e vídeo, no campo dos cruzamentos das artes performativas e da ciência, que intitulou de Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência (https://marioneteatro.com/cdapc/library), que é disponibilizado para consulta pública e ampliado todos os anos.
O arquivo da Marionet é composto de documentos textuais e não textuais que resultam da sua atividade (em suporte papel embora os mais recentes já em formato digital PDF/JPEG), quer resultante da produção artística (em múltiplos suportes, do tecido ao registo audiovisual). O arquivo é assim composto, neste momento, por cartazes, postais e flyers, folhas de sala, fotografias (em papel fotográfico e formatos TIFF e JPEG), cassetes de vídeo com gravações de espetáculos e ensaios (em formato MiniDV), CDs com gravações e bandas sonoras de espetáculos, DVDs com gravações de espetáculos e ensaios, adereços, peças de figurino, jogos e publicações. São ainda de referir fotos, cartazes e postais emoldurados, resultantes de exposições da companhia. Acrescem elementos cénicos, utilizados na decoração do espaço. O arquivo físico está dividido por dois espaços com cerca de 15m2.