Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2023 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O primeiro contracetivo feminino de ingestão oral, Enovid, criado e distribuído nos Estados Unidos a partir de 1960, revolucionou o conceito de sexualidade. A pílula é considerada uma das mais importantes contribuições científicas do século XX e comummente associada a uma libertação feminina do jugo da maternidade forçada. Passadas seis décadas sobre a sua invenção, será que este desenvolvimento tecnológico representa, hoje, uma libertação para as mulheres?
“iMaculada” reflete sobre os modos como a pílula é percebida, os modos como é utilizada, as transformações sociais que acarretou. No contexto em que vivemos, ao discutirmos assuntos como estes, relacionados com sexualidade, atravessamos um terreno ainda pouco esclarecido e povoado de dúvidas, mitos e inibições. A nossa intenção com este espetáculo é criar um espaço aberto ao questionamento e à reflexão.
Tida por algumas pessoas como a mãe da revolução sexual, a pílula tem sido disputada quanto à sua paternidade? Porquê esta necessidade de encontrar um pai?
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Carl Djerassi, a Marionet presta homenagem ao cientista e dramaturgo frequentemente epitetado de “pai da pílula”.
A invenção e comercialização, em larga escala, da pílula contracetiva contribuiu para uma profunda transformação social.
Neste projeto, partindo do processo histórico de desenvolvimento da pílula e do impacto e resistências que a sua utilização provocou (e ainda provoca), iremos abordar de um modo mais amplo a questão da contraceção e o seu impacto social.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Carolina Andrade, Francisca Moreira, Guilherme Pompeu, Inês Dias, Laetitia Morais, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques, Vicente Paredes
Texto: Mário Montenegro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Inês Dias, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques
Direção Técnica e Iluminação: Guilherme Pompeu
Música: Marcelo dos Reis
Cenografia e Imagem: Pedro Andrade
Figurinos: Carolina Andrade
Vídeo: Laetitia Morais
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Carolina Andrade, Vicente Paredes
Comunicação: Carolina Andrade, Ricardo Jerónimo
Vídeo Promocional: Tiago Cerveira
Fotografia: Francisca Moreira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
APOIO
Associação Existências; República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes; Convento São Francisco / Câmara Municipal de Coimbra; MAFIA — Federação Cultural de Coimbra; Ilídio Design Cabeleireiros; Rádio Universidade de Coimbra; Antena 2.
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 25 a 27 de outubro de 2023, 21h30
Classificação etária: M/12
Duração: aprox. 120m
Bilhetes: TAGV / FNAC / BOL
Sessões para escolas: 25 e 26 de outubro de 2023 | 15h00
REPOSIÇÃO:
Convento São Francisco, Coimbra - 10 de novembro de 2023
[no âmbito do Colóquio Internacional “Theatre about Science“]
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Carolina Costa Andrade (Materia)
- Pedro Andrade (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Marcelo dos Reis (Materia)
- Guilherme Pompeu (Materia)
- Inês Dias (Materia)
- Laetitia Morais (Materia)
- Pedro Lamas (Materia)
- Sílvia Santos (Materia)
- Sofia Hora Marques (Materia)
- Vicente Paredes (Materia)
- Ricardo Jerónimo (Materia)
- Tiago Cerveira (Materia)
- João Cunha (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização maio de 2024.