Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 2023 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
O primeiro contracetivo feminino de ingestão oral, Enovid, criado e distribuído nos Estados Unidos a partir de 1960, revolucionou o conceito de sexualidade. A pílula é considerada uma das mais importantes contribuições científicas do século XX e comummente associada a uma libertação feminina do jugo da maternidade forçada. Passadas seis décadas sobre a sua invenção, será que este desenvolvimento tecnológico representa, hoje, uma libertação para as mulheres?
“iMaculada” reflete sobre os modos como a pílula é percebida, os modos como é utilizada, as transformações sociais que acarretou. No contexto em que vivemos, ao discutirmos assuntos como estes, relacionados com sexualidade, atravessamos um terreno ainda pouco esclarecido e povoado de dúvidas, mitos e inibições. A nossa intenção com este espetáculo é criar um espaço aberto ao questionamento e à reflexão.
Tida por algumas pessoas como a mãe da revolução sexual, a pílula tem sido disputada quanto à sua paternidade? Porquê esta necessidade de encontrar um pai?
No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Carl Djerassi, a Marionet presta homenagem ao cientista e dramaturgo frequentemente epitetado de “pai da pílula”.
A invenção e comercialização, em larga escala, da pílula contracetiva contribuiu para uma profunda transformação social.
Neste projeto, partindo do processo histórico de desenvolvimento da pílula e do impacto e resistências que a sua utilização provocou (e ainda provoca), iremos abordar de um modo mais amplo a questão da contraceção e o seu impacto social.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Carolina Andrade, Francisca Moreira, Guilherme Pompeu, Inês Dias, Laetitia Morais, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques, Vicente Paredes
Texto: Mário Montenegro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Inês Dias, Pedro Lamas, Sílvia Santos, Sofia Hora Marques
Direção Técnica e Iluminação: Guilherme Pompeu
Música: Marcelo dos Reis
Cenografia e Imagem: Pedro Andrade
Figurinos: Carolina Andrade
Vídeo: Laetitia Morais
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Carolina Andrade, Vicente Paredes
Comunicação: Carolina Andrade, Ricardo Jerónimo
Vídeo Promocional: Tiago Cerveira
Fotografia: Francisca Moreira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
APOIO
Associação Existências; República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes; Convento São Francisco / Câmara Municipal de Coimbra; MAFIA — Federação Cultural de Coimbra; Ilídio Design Cabeleireiros; Rádio Universidade de Coimbra; Antena 2.
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 25 a 27 de outubro de 2023, 21h30
Classificação etária: M/12
Duração: aprox. 120m
Bilhetes: TAGV / FNAC / BOL
Sessões para escolas: 25 e 26 de outubro de 2023 | 15h00
REPOSIÇÃO:
Convento São Francisco, Coimbra - 10 de novembro de 2023
[no âmbito do Colóquio Internacional “Theatre about Science“]
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
- Marionet (Producteur)
- Carolina Costa Andrade (Sujet)
- Pedro Andrade (Sujet)
- Francisca Moreira (Sujet)
- Mário Montenegro (Sujet)
- Marcelo dos Reis (Sujet)
- Guilherme Pompeu (Sujet)
- Inês Dias (Sujet)
- Laetitia Morais (Sujet)
- Pedro Lamas (Sujet)
- Sílvia Santos (Sujet)
- Sofia Hora Marques (Sujet)
- Vicente Paredes (Sujet)
- Ricardo Jerónimo (Sujet)
- Tiago Cerveira (Sujet)
- João Cunha (Sujet)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Sujet)
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Atualização maio de 2024.