Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 2021 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Vozes Sem Conta é um espectáculo de teatro inspirado e informado pela condição de ouvir vozes.
É difícil, para quem não ouve vozes, colocar-se no lugar de quem as ouve. Na tentativa de minorar esta dificuldade fomos, ao longo do processo de criação do espectáculo, aproximando-nos dessa realidade ouvindo e questionando quem vive com ela, e imaginando circunstâncias nas nossas experiências de vida que nos permitissem alcançar o que poderá ser essa vivência de alguém ouvir vozes que as outras pessoas não ouvem.
O teatro vem retratando ao longo dos séculos a experiência humana nas suas mais diversas facetas. Enquanto arte colectiva, resulta da reunião de uma diversidade de visões artísticas, que nós propositadamente exacerbámos na construção deste espectáculo. Por isso, as situações cénicas que o compõem resultam de uma multiplicidade de vozes, e reflectem diferentes perspectivas e sensibilidades face a esta realidade. Os discursos íntimos destas vozes interiores e aqueles que as ouvem, surgem aqui em papéis principais, numa ficção inspirada em realidades que frequentemente nos ultrapassam.
É surpreendente a diversidade de experiências no universo de pessoas que ouvem vozes. Vozes interiores, exteriores, de pendor negativo ou positivo, injuriosas, elogiosas, sábias, palavrosas, entrecortadas, sussurradas, distantes, conhecidas, desconhecidas, alheias, directas, na segunda ou na terceira pessoa, de pessoas vivas, de pessoas mortas, vozes religiosas, vozes mundanas, vozes que se vêem, vozes de crianças, de adultos, vozes que se transformam. Os limites que conhecemos para aquilo que designamos de realidade são desafiados pelas muitas dimensões desta condição.
Esperamos proporcionar ao público que nos venha visitar uma experiência intensa relacionada com o ouvir vozes e, sobretudo, abrir as portas à reflexão e a uma discussão mais alargada sobre este tema.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Ana Teresa Santos, Andreia Fernandes (*), Arianna Angioli (**), Francisca Moreira, Joana Ferrajão (*), Mafalda Canhola, Mário Montenegro, Nuno Geraldo, Rita Alcaire, Sílvia Santos.
Textos: Andreia Fernandes (*), Joana Ferrajão (*), Mário Montenegro, Nuno Geraldo.
Encenação: Mário Montenegro.
Intérpretes: Ana Teresa Santos – Cristina \ Lídia \ vozes, Mafalda Canhola – Íris \ vozes, Nuno Geraldo – Francisco \ Gabriel \ tio \ vozes, Sílvia Santos – Paula \ Natércia \ confessanda \ vozes, Isilda Sanches (Voz).
Música: Rita Redshoes.
Música, sonoplastia e operação de som: Marcelo dos Reis.
Instalação Sonora: Sílvio Correia Santos.
Desenho de luz e direcção técnica: Danilo Pinto.
Cenografia, Figurinos e Imagem: Pedro Andrade.
Produção executiva: Francisca Moreira.
Apoio à produção: Arianna Angioli (**).
Penteados: Carlos Gago | Ilídio Design.
Tradução e legendagem: Susana Pires (***).
Vídeo promocional: Tiago Cerveira.
Registo vídeo: João Cunha – STUDIO.
Consultoria científica: Celina Vilas-Boas, Nuno Faleiro, Rita Alcaire, Tiago Pires Marques.
Entrevistas aos ouvidores de vozes: Celina Vilas-Boas, Maria Dias, Tiago Pires Marques.
PARCEIROS
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Movimento Ouvir Vozes Portugal, Rádio Aurora – A Outra Voz.
APOIO
Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental, Câmara Municipal de Coimbra, A Escola da Noite, Diário de Coimbra, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra, TAGV, Teatro da Cerca de São Bernardo.
Os nossos agradecimentos calorosos a todas as pessoas que contribuíram para o projecto com os testemunhos sobre a sua experiência.
AGRADECIMENTOS
Carina Carvalhais Matos, Catarina Moita, Fátima Martins, Filipe Maia e Carmo, Nádia Rodrigues, Pedro Renca, Raquel Carvalho, Xico Moreira.
APRESENTAÇÕES
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra - 25 a 28 de novembro de 2021, 21h30 e 16h00.
(*) Estagiária de Estudos Artísticos da FLUC.
(**) Estagiária da Universidade de Pisa.
(***) Estagiária de Tradução da FLUC.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Note
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
Mots-clés - Noms
- Marionet (Producteur)
- Ana Teresa Santos (Sujet)
- Andreia Fernandes (Sujet)
- Arianna Angioli (Sujet)
- Joana Ferrajão (Sujet)
- Mafalda Canhola (Sujet)
- Nuno Geraldo (Sujet)
- Rita Alcaire (Sujet)
- Sílvia Santos (Sujet)
- Isilda Sanches (Sujet)
- Rita Red Shoes (Sujet)
- Marcelo dos Reis (Sujet)
- Sílvio Correia Santos (Sujet)
- Danilo Pinto (Sujet)
- Pedro Andrade (Sujet)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Sujet)
- Susana Pires (Sujet)
- Tiago Cerveira (Sujet)
- João Cunha (Sujet)
- Celina Vilas-Boas (Sujet)
- Nuno Faleiro (Sujet)
- Tiago Pires Marques (Sujet)
- Mário Montenegro (Sujet)
- Francisca Moreira (Sujet)
Mots-clés - Genre
Zone du contrôle de la description
Identifiant de la description
Identifiant du service d'archives
Règles et/ou conventions utilisées
Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision, de suppression
Atualização março de 2024.
Atualização junho de 2024.