Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2021 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Vozes Sem Conta é um espectáculo de teatro inspirado e informado pela condição de ouvir vozes.
É difícil, para quem não ouve vozes, colocar-se no lugar de quem as ouve. Na tentativa de minorar esta dificuldade fomos, ao longo do processo de criação do espectáculo, aproximando-nos dessa realidade ouvindo e questionando quem vive com ela, e imaginando circunstâncias nas nossas experiências de vida que nos permitissem alcançar o que poderá ser essa vivência de alguém ouvir vozes que as outras pessoas não ouvem.
O teatro vem retratando ao longo dos séculos a experiência humana nas suas mais diversas facetas. Enquanto arte colectiva, resulta da reunião de uma diversidade de visões artísticas, que nós propositadamente exacerbámos na construção deste espectáculo. Por isso, as situações cénicas que o compõem resultam de uma multiplicidade de vozes, e reflectem diferentes perspectivas e sensibilidades face a esta realidade. Os discursos íntimos destas vozes interiores e aqueles que as ouvem, surgem aqui em papéis principais, numa ficção inspirada em realidades que frequentemente nos ultrapassam.
É surpreendente a diversidade de experiências no universo de pessoas que ouvem vozes. Vozes interiores, exteriores, de pendor negativo ou positivo, injuriosas, elogiosas, sábias, palavrosas, entrecortadas, sussurradas, distantes, conhecidas, desconhecidas, alheias, directas, na segunda ou na terceira pessoa, de pessoas vivas, de pessoas mortas, vozes religiosas, vozes mundanas, vozes que se vêem, vozes de crianças, de adultos, vozes que se transformam. Os limites que conhecemos para aquilo que designamos de realidade são desafiados pelas muitas dimensões desta condição.
Esperamos proporcionar ao público que nos venha visitar uma experiência intensa relacionada com o ouvir vozes e, sobretudo, abrir as portas à reflexão e a uma discussão mais alargada sobre este tema.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Ana Teresa Santos, Andreia Fernandes (*), Arianna Angioli (**), Francisca Moreira, Joana Ferrajão (*), Mafalda Canhola, Mário Montenegro, Nuno Geraldo, Rita Alcaire, Sílvia Santos.
Textos: Andreia Fernandes (*), Joana Ferrajão (*), Mário Montenegro, Nuno Geraldo.
Encenação: Mário Montenegro.
Intérpretes: Ana Teresa Santos – Cristina \ Lídia \ vozes, Mafalda Canhola – Íris \ vozes, Nuno Geraldo – Francisco \ Gabriel \ tio \ vozes, Sílvia Santos – Paula \ Natércia \ confessanda \ vozes, Isilda Sanches (Voz).
Música: Rita Redshoes.
Música, sonoplastia e operação de som: Marcelo dos Reis.
Instalação Sonora: Sílvio Correia Santos.
Desenho de luz e direcção técnica: Danilo Pinto.
Cenografia, Figurinos e Imagem: Pedro Andrade.
Produção executiva: Francisca Moreira.
Apoio à produção: Arianna Angioli (**).
Penteados: Carlos Gago | Ilídio Design.
Tradução e legendagem: Susana Pires (***).
Vídeo promocional: Tiago Cerveira.
Registo vídeo: João Cunha – STUDIO.
Consultoria científica: Celina Vilas-Boas, Nuno Faleiro, Rita Alcaire, Tiago Pires Marques.
Entrevistas aos ouvidores de vozes: Celina Vilas-Boas, Maria Dias, Tiago Pires Marques.
PARCEIROS
Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Movimento Ouvir Vozes Portugal, Rádio Aurora – A Outra Voz.
APOIO
Direção-Geral das Artes no âmbito do Programa de Apoio em Parceria – Arte e Saúde Mental, Câmara Municipal de Coimbra, A Escola da Noite, Diário de Coimbra, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra, TAGV, Teatro da Cerca de São Bernardo.
Os nossos agradecimentos calorosos a todas as pessoas que contribuíram para o projecto com os testemunhos sobre a sua experiência.
AGRADECIMENTOS
Carina Carvalhais Matos, Catarina Moita, Fátima Martins, Filipe Maia e Carmo, Nádia Rodrigues, Pedro Renca, Raquel Carvalho, Xico Moreira.
APRESENTAÇÕES
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra - 25 a 28 de novembro de 2021, 21h30 e 16h00.
(*) Estagiária de Estudos Artísticos da FLUC.
(**) Estagiária da Universidade de Pisa.
(***) Estagiária de Tradução da FLUC.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Ana Teresa Santos (Materia)
- Andreia Fernandes (Materia)
- Arianna Angioli (Materia)
- Joana Ferrajão (Materia)
- Mafalda Canhola (Materia)
- Nuno Geraldo (Materia)
- Rita Alcaire (Materia)
- Sílvia Santos (Materia)
- Isilda Sanches (Materia)
- Rita Red Shoes (Materia)
- Marcelo dos Reis (Materia)
- Sílvio Correia Santos (Materia)
- Danilo Pinto (Materia)
- Pedro Andrade (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
- Susana Pires (Materia)
- Tiago Cerveira (Materia)
- João Cunha (Materia)
- Celina Vilas-Boas (Materia)
- Nuno Faleiro (Materia)
- Tiago Pires Marques (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização março de 2024.
Atualização junho de 2024.