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“R.U.R. and the Vision of Artificial Life” oferece uma nova e altamente fiel tradução de Štepán Šimek da peça “R.U.R.: Rossum’s Universal Robots” do romancista, dramaturgo e crítico checo Karel Capek, bem como vinte novos ensaios de escritores contemporâneos sobre a peça de 1920. “R.U.R.” é possivelmente mais conhecida por ter cunhado pela primeira vez o termo “robot” (em checo, robota significa servidão ou trabalho árduo). Os vinte ensaios desta nova edição em inglês, editada maravilhosamente por Jitka Cejková, foram selecionados de “Robot 100” — uma coleção editada em checo com perspetivas de 100 vozes contemporâneas, publicada em 2020 para celebrar o centésimo aniversário da peça.
Os robôs de Capek eram seres autónomos. Não mecânicos, mas sim biológicos, feitos de matéria mole quimicamente sintetizada semelhante a tecido vivo, como os humanos sintéticos de “Blade Runner”, “Westworld” ou “Ex Machina”. Os colaboradores da coleção — cientistas e outros académicos — exploram o legado da peça e as suas ligações ao estado atual da investigação sobre a vida artificial, ou “ALife”. Ao longo do livro, é impossível ignorar a presciência de Capek, uma vez que a sua peça de ficção científica centenária levanta questões contemporâneas no que diz respeito à robótica, biologia sintética, tecnologia, vida artificial e inteligência artificial, antecipando muitos dos desafios formidáveis que enfrentamos atualmente.
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