Mafalda Canhola

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa singular

Forma autorizada do nome

Mafalda Canhola

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

Data de nascimento: 11 de maio de 1993

história

Locais

Porto | Coimbra

status legal

funções, ocupações e atividades

Intérprete.

PROJETOS
Março 2021|Junho 2022 - Ouvir Vozes

PRODUÇÕES
2019 - O Bairro da Tabela Periódica (Intérprete)
2019 - Traviata Periódica (Intérprete)
2021 - Vozes sem Conta (Discussão e Ideias; Intérprete)

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

Aos 18 anos, começou a licenciatura em Teatro: Luz e Som na ESMAE (http://www.esmae-ipp.pt/), tendo terminado apenas o primeiro ano. Parou de estudar para se mudar para Londres e adquirir experiência de trabalho fora da área teatral.
Concluiu em 2016 a Licenciatura em Interpretação na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), onde trabalhou com Patrick Murys, Palmilha Dentada, Fernando Moreira, Howard Gayton, Rui Madeira, entre outros. Trabalhou textos de Gil Vicente, Ödön von Horváth, Friedrich Dürrenmatt, Bertolt Brecht, entre outros, bem como trabalho físico.
Profissionalmente, destaca “Das Tripas, Coração”, comemoração "99 Um ano para o Centenário" do Teatro Nacional São João, “Os Últimos Dias da Humanidade” encenado por Nuno Carinhas e Nuno M Cardoso, “O Espantafabulástico Circo da Lua e Estrela” e "Antes De Borla Que Mal Pago" encenados por Ricardo Alves e “Vanish”, co-criação orientada por Guilherme de Sousa e apresentada no Rivoli, no âmbito da bolsa Campo de Batalha.
Tem desenvolvido trabalho de marionetas em espectáculos de Ricardo Alves, Companhia de Teatro do Ovo Alado e Companhia de Dança Esquiva.
Conta com diversas formações em Clown orientadas por Peta Lily, Inês Lua e Rodrigo Malvar e também formações em Marionetas, Objectos e Formas Animadas orientadas por Jordi Bertan, Gabriel Calderón, Rui Jorge Oliveira e pelo Teatro de Marionetas do Porto.
Apresenta competências na área do canto, dança (hip-hop, street jazz) e artes marciais, nomeadamente Kung Fu Wushu.

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

Identificador da instituição

Marionet (PT-MARIONET)

Regras ou convenções utilizadas

ISAAR (CPF): Norma Internacional de Autoridade Arquivística para Pessoas Coletivas, Pessoas Singulares e Famílias. Conselho Internacional de Arquivos; trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. [Em linha]. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004. Acessível em: http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/isaar.pdf

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão ou eliminação

Novembro de 2023 (atualização)

Línguas e escritas

  • português

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC