Subsecção 07 - DOGOD

Dogod_Cenografia_001 A Cabra: Teatro de Construção Diário de Coimbra: Marionet estreia novo espetáculo "Quando é que o teatro deixa de o ser?&q... Diário As Beiras: Marionet estreia "DogoD" Diário de Coimbra: Marionet estreia "DogoD" Público: Um espectáculo em construção Guia do Lazer: DOGOD acabra.net: Dogod no palco do teatro académico Agenda Cultural da Universidade de Coimbra: DogoD Delegação Regional da Cultura do Centro: DOGOD Páginas Amarelas: DogoD regiaocentro.pt: DOGOD sapo.pt: DogoD TAGV: DOGOD diospirojoyeux.net-espacocena: DOGOD Público: Quando é que o teatro deixa de o ser? Diário As Beiras: Marionet regressa com "Dogod" ao TAGV Diário de Coimbra: Marionet apresenta "DogoD" no TAGV Jornal de Notícias: Teatro, Coimbra, DogoD Visão 7: Teatro, Coimbra, Estreias, DOGOD Agenda coimbra.pt: DOGOD lifecooler.pt : Teatro em Coimnra universia.pt: "DogoD" em Coimbra Diário As Beiras: "Dogod" no TAGV Diário de Coimbra: "Dogod" da Marionet no palco do TAGV
Resultaten 1 tot 25 van 53 Show all

Identificatie

referentie code

PT PT-MARIONET A-07

Titel

DOGOD

Datum(s)

  • 2004 | 2005 | 2007 (Vervaardig)

Beschrijvingsniveau

Subsecção

Omvang en medium

Context

Naam van de archiefvormer

(2000)

Institutionele geschiedenis

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

Geschiedenis van het archief

Directe bron van verwerving of overbrenging

Inhoud en structuur

Bereik en inhoud

Em parte uma síntese e uma ruptura com o trabalho anterior da companhia, provisoriamente intitulado durante mês e meio de “Coisas Que Caem Do Céu”, este espectáculo parece, à primeira vista, romper com as várias vertentes do percurso que vínhamos traçando. Parece cair do céu. E cai, na verdade. Do céu que fomos criando ao longo da nossa existência. Começámos pelo céu, construímos um abrigo brilhante que agora usamos como inspiração para a nossa imaginação mais fantasiosa. As experiências que tivemos necessidade de viver até agora servem-nos de base para continuar a experimentar.

DogoD é uma reflexão sobre a comunicação, mais especificamente sobre a comunicação num espectáculo de teatro. E, enquanto objecto de experimentação, aproxima-se dos limites deste. Ao fazê-lo, oferece-nos uma questão:
– quando é que o Teatro deixa de o ser?

Em cena há um actor, há o som, há a imagem. Cada um deles vai construindo o seu universo de forma explícita para o público. O processo de criação está exposto. No entanto, estes processos individuais de criação ao ocupar o mesmo espaço vão-se influenciando mutuamente. E vão construindo um objecto artístico conjunto.
Em DogoD o som e a imagem têm uma importância equivalente à do actor.
É da relação de forças entre estes três elementos que se constrói o espectáculo.
A estória contada passa para segundo plano. A verdadeira estória é a dessa construção, partilhada momento a momento com o público, e das questões que nos ficam na cabeça no final.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Alexandre Lemos, Ana Val-do-Rio, Filipa Freitas, Francisca Moreira, Maria João Feio, Mário Montenegro, Pedro Feio, Pedro Malacas, Rui Capitão.
Encenação e representação: Mário Montenegro.
Banda sonora original e operação técnica: Rui Capitão.
Realização video: Filipa Freitas e Pedro Malacas.
Fotografia: Francisca Moreira.
Desenho gráfico: Alexandre Lemos e Gonçalo Fernandes.
Espaço cenográfico: MARIONET.
Concepção e execução de penteados: Ilídio Design.
Produção executiva: Alexandre Lemos
Produção: MARIONET 2004

APOIOS
anca., Câmara Municipal de Coimbra, Ilídio Design, Inatel – Delegação de Coimbra, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, RUC, Teatro Académico de Gil Vicente.

APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Café Teatro, Coimbra - 10 de novembro de 2004, 22h00 e 11 de novembro de 2004, 23h59.
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 20 e 21 de janeiro de 2005, 21h30.
INATEL Coimbra - 1, 4, 8, 11, 15, 18 e 22 de junho de 2005, 21h45.
Teatro A Bruxa - 12 maio de 2007.

Waardering, vernietiging en slectie

Conservação permanente.

Aanvullingen

Não previstos.

Ordeningstelsel

Ordenação alfabética das séries.

Voorwaarden voor toegang en gebruik

Voorwaarden voor raadpleging

Voorwaarden voor reproductie

Taal van het materiaal

Schrift van het materiaal

Taal en schrift aantekeningen

Fysieke eigenschappen en technische eisen

Toegangen

Verwante materialen

Bestaan en verblifplaats van originelen

Bestaan en verblijfplaats van kopieën

Related units of description

Related descriptions

Aantekeningen

Alternative identifier(s)

Trefwoorden

Onderwerp trefwoord

Naam ontsluitingsterm

Genre access points

Beschrijvingsbeheer

Identificatie van de beschrijving

Identificatiecode van de instelling

Toegepaste regels en/of conventies

Status

Niveau van detaillering

Verwijdering van datering archiefvorming

Atualização dezembro de 2023.
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.

Taal (talen)

Bronnen

Voorwaarden voor raadpleging en gebruik

Related subjects

Related people and organizations

Related genres