Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2004 | 2005 | 2007 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Em parte uma síntese e uma ruptura com o trabalho anterior da companhia, provisoriamente intitulado durante mês e meio de “Coisas Que Caem Do Céu”, este espectáculo parece, à primeira vista, romper com as várias vertentes do percurso que vínhamos traçando. Parece cair do céu. E cai, na verdade. Do céu que fomos criando ao longo da nossa existência. Começámos pelo céu, construímos um abrigo brilhante que agora usamos como inspiração para a nossa imaginação mais fantasiosa. As experiências que tivemos necessidade de viver até agora servem-nos de base para continuar a experimentar.
DogoD é uma reflexão sobre a comunicação, mais especificamente sobre a comunicação num espectáculo de teatro. E, enquanto objecto de experimentação, aproxima-se dos limites deste. Ao fazê-lo, oferece-nos uma questão:
– quando é que o Teatro deixa de o ser?
Em cena há um actor, há o som, há a imagem. Cada um deles vai construindo o seu universo de forma explícita para o público. O processo de criação está exposto. No entanto, estes processos individuais de criação ao ocupar o mesmo espaço vão-se influenciando mutuamente. E vão construindo um objecto artístico conjunto.
Em DogoD o som e a imagem têm uma importância equivalente à do actor.
É da relação de forças entre estes três elementos que se constrói o espectáculo.
A estória contada passa para segundo plano. A verdadeira estória é a dessa construção, partilhada momento a momento com o público, e das questões que nos ficam na cabeça no final.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Alexandre Lemos, Ana Val-do-Rio, Filipa Freitas, Francisca Moreira, Maria João Feio, Mário Montenegro, Pedro Feio, Pedro Malacas, Rui Capitão.
Encenação e representação: Mário Montenegro.
Banda sonora original e operação técnica: Rui Capitão.
Realização video: Filipa Freitas e Pedro Malacas.
Fotografia: Francisca Moreira.
Desenho gráfico: Alexandre Lemos e Gonçalo Fernandes.
Espaço cenográfico: MARIONET.
Concepção e execução de penteados: Ilídio Design.
Produção executiva: Alexandre Lemos
Produção: MARIONET 2004
APOIOS
anca., Câmara Municipal de Coimbra, Ilídio Design, Inatel – Delegação de Coimbra, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, RUC, Teatro Académico de Gil Vicente.
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Café Teatro, Coimbra - 10 de novembro de 2004, 22h00 e 11 de novembro de 2004, 23h59.
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 20 e 21 de janeiro de 2005, 21h30.
INATEL Coimbra - 1, 4, 8, 11, 15, 18 e 22 de junho de 2005, 21h45.
Teatro A Bruxa - 12 maio de 2007.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Alexandre Lemos (Materia)
- Ana Val-do-Rio (Materia)
- Filipa Freitas (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- Pedro Feio (Materia)
- Pedro Malacas (Materia)
- Rui Capitão (Materia)
- Gonçalo Fernandes (Materia)
- Maria João Feio (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.