Subsecção 07 - DOGOD

Cenografia: Dogod A Cabra: Teatro de Construção Diário de Coimbra: Marionet estreia novo espetáculo "Quando é que o teatro deixa de o ser?&q... Diário As Beiras: Marionet estreia "DogoD" Diário de Coimbra: Marionet estreia "DogoD" Público: Um espectáculo em construção Guia do Lazer: DOGOD acabra.net: Dogod no palco do teatro académico Agenda Cultural da Universidade de Coimbra: DogoD Delegação Regional da Cultura do Centro: DOGOD Páginas Amarelas: DogoD regiaocentro.pt: DOGOD Sapo Cultura: DogoD TAGV: DOGOD diospirojoyeux.net-espacocena: DOGOD Público: Quando é que o teatro deixa de o ser? Diário As Beiras: Marionet regressa com "Dogod" ao TAGV Diário de Coimbra: Marionet apresenta "DogoD" no TAGV Jornal de Notícias: Teatro, Coimbra, DogoD Visão 7: Teatro, Coimbra, Estreias, DOGOD Agenda Coimbra: DOGOD lifecooler.pt : Teatro em Coimnra universia.pt: "DogoD" em Coimbra Diário As Beiras: "Dogod" no TAGV Diário de Coimbra: "Dogod" da Marionet no palco do TAGV
Resultados 1 a 25 de 53 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT PT-MARIONET A-07

Título

DOGOD

Data(s)

  • 2004 | 2005 | 2007 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(2000)

História administrativa

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Em parte uma síntese e uma ruptura com o trabalho anterior da companhia, provisoriamente intitulado durante mês e meio de “Coisas Que Caem Do Céu”, este espectáculo parece, à primeira vista, romper com as várias vertentes do percurso que vínhamos traçando. Parece cair do céu. E cai, na verdade. Do céu que fomos criando ao longo da nossa existência. Começámos pelo céu, construímos um abrigo brilhante que agora usamos como inspiração para a nossa imaginação mais fantasiosa. As experiências que tivemos necessidade de viver até agora servem-nos de base para continuar a experimentar.

DogoD é uma reflexão sobre a comunicação, mais especificamente sobre a comunicação num espectáculo de teatro. E, enquanto objecto de experimentação, aproxima-se dos limites deste. Ao fazê-lo, oferece-nos uma questão:
– quando é que o Teatro deixa de o ser?

Em cena há um actor, há o som, há a imagem. Cada um deles vai construindo o seu universo de forma explícita para o público. O processo de criação está exposto. No entanto, estes processos individuais de criação ao ocupar o mesmo espaço vão-se influenciando mutuamente. E vão construindo um objecto artístico conjunto.
Em DogoD o som e a imagem têm uma importância equivalente à do actor.
É da relação de forças entre estes três elementos que se constrói o espectáculo.
A estória contada passa para segundo plano. A verdadeira estória é a dessa construção, partilhada momento a momento com o público, e das questões que nos ficam na cabeça no final.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Alexandre Lemos, Ana Val-do-Rio, Filipa Freitas, Francisca Moreira, Maria João Feio, Mário Montenegro, Pedro Feio, Pedro Malacas, Rui Capitão.
Encenação e representação: Mário Montenegro.
Banda sonora original e operação técnica: Rui Capitão.
Realização video: Filipa Freitas e Pedro Malacas.
Fotografia: Francisca Moreira.
Desenho gráfico: Alexandre Lemos e Gonçalo Fernandes.
Espaço cenográfico: MARIONET.
Concepção e execução de penteados: Ilídio Design.
Produção executiva: Alexandre Lemos
Produção: MARIONET 2004

APOIOS
anca., Câmara Municipal de Coimbra, Ilídio Design, Inatel – Delegação de Coimbra, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, RUC, Teatro Académico de Gil Vicente.

APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Café Teatro, Coimbra - 10 de novembro de 2004, 22h00 e 11 de novembro de 2004, 23h59.
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 20 e 21 de janeiro de 2005, 21h30.
INATEL Coimbra - 1, 4, 8, 11, 15, 18 e 22 de junho de 2005, 21h45.
Teatro A Bruxa - 12 maio de 2007.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação permanente.

Ingressos adicionais

Não previstos.

Sistema de organização

Ordenação alfabética das séries.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Atualização dezembro de 2023.
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados