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Neste estudo único e revigorante, a teoria do caos e a mecânica quântica são utilizadas como base para um mais claro entendimento do mundo frequentemente confuso do teatro contemporâneo. Examinando numerosos antecedentes ao pensamento contemporâneo sobre o caos e as raizes culturais da noção de caos, são oferecidas ligações a dramaturgos de Shakespeare a Ibsen e a Tom Stoppard, Sam Shepard, e Tony Kushner. William Demastes investiga desenvolvimentos paralelos através das artes e ciências: ligações entre o naturalismo dramático de fins do século dezanove e o pensamento Newtoniano, por exemplo, e entre o Teatro do Absurdo e a teoria do caos desordenado.
Depois de séculos de isolamento e crescente especialização, argumenta o autor, pode ser de novo altura de considerar as “artes” e as “ciências” não como dois empreendimentos isolados mas reconhecer as suas inter-relações. Estas interacções confirmam que a “desordem ordenada” está a substituir um sistema de conhecimento do mundo bem mais rígido e menos viável, e a inaugurar uma teoria da existência no mundo contemporâneo, rica, variada e virada para o futuro.
Ano: 2005
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- William W. Demastes (Assunto)