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O herege é Giordano Bruno, monge fugitivo, académico errante, que, há trezentos e setenta anos, foi queimado no Campo dei Fiori, em Roma.
West vê em Bruno o dilema do homem do século vinte, a quem os governos – e as democracias de modo particularmente insidioso – exigem a conformidade como preço da sobrevivência. “Eu não podia acreditar” escreve ele no seu prefácio, “que homem algum tivesse de vender a sua alma – por muito fracamente desenvolvida – a quem quer que lhe prometesse ordem, disciplina, aceitação social e três refeições por dia… Descobri-me nele: os meus medos, as minhas dúvidas, a minha própria teimosia, a minha convicção de que um homem mais cedo ou mais tarde tem de ter uma razão para viver ou morrer. A razão pode estar errada, mas o direito de manter essa razão é inalienável.”
Para todos os que mantêm estas convicções, Bruno fala direta e eloquentemente nesta peça, apresentada pela primeira vez em 1970, com Leonard Rossiter no papel de Bruno.
Ano: 1970
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- inglês
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- Morris West (Assunto)