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Código de referência
Título
Data(s)
- 2001 | 2003 | 2004 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
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Âmbito e conteúdo
Este trabalho marcou o início de um projecto que depois se tornou central na pesquisa artística da MARIONET: as relações Arte & Ciência. Uma abordagem que visava primeiro a aproximação entre a Ciência e o Teatro. Daí a importância para nós, companhia de Teatro, de partilhar a responsabilidade deste projecto embrionário com o Museu Nacional da Ciência e da Técnica.
Estreado em Dezembro de 2001 em Coimbra, no sótão do Palácio Sacadura Botte, sede do Museu Nacional da Ciência e da Técnica, e esteve em cena de 10 a 15 desse mês. E, de 23 de Julho a 2 de Agosto de 2003 a remontagem deste espectáculo foi de novo apresentado no sótão da sede do museu, e a 4 de Outubro foi representada no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, no âmbito do Festival Physics On Stage.
A Revolução dos Corpos Celestes mergulha na evolução do conhecimento sobre a nossa posição no universo. Ancorado nos avanços científicos de três dos homens responsáveis pelo que hoje conhecemos nesse campo: Ptolomeu, Copérnico e Galileu. Este trabalho pergunta-se sobre as questões pessoais, sociais, políticas, religiosas e científicas que inundaram as suas buscas da verdade. Questões profundamente humanas, logo maravilhosamente teatrais, que não raras vezes tocam a pergunta última e primeira: O que somos nós?
Há de facto muitas perguntas neste trabalho, perguntas de uma busca humana, contínua, desde um ontem tão antigo como o homem social e que provavelmente se manterão depois de nós e das nossas respostas. O que somos nós? Qual o nosso papel? Onde foi o princípio? E como? Será que estamos sozinhos no universo?
Uma das respostas que temos hoje diz-nos que na sala de teatro, não estamos sozinhos. Somos um todo, palco e plateia. Enrolados em interrogações comuns, uma resposta leva-nos inevitavelmente a outras perguntas. Será esse o nosso papel? O de questionar e partilhar essas perguntas com os outros? O de propagar o perguntar?
Será que rodamos em torno do Sol?
SINOPSE
Revolução dos Corpos Celestes induz-nos uma reflexão sobre a nossa posição no universo. Regressa uns séculos atrás quando nos colocámos no centro do mundo com todos os outros astros então conhecidos a rodarem à nossa volta. Uma posição então defendida pela Igreja, interessada no lugar de destaque em que essa visão cosmológica nos colocava. No centro da atenção de Deus.
Ptolomeu, Copérnico e Galileu atravessam com passos interrogativos os poucos metros da sua sala de trabalho e revelam-nos a profundidade das suas questões, que extravasam o âmbito científico. São questões filosóficas, religiosas, sociais, políticas e pessoais associadas às pesquisas cosmológicas que empreendem.
No espectáculo, Ptolomeu encontra uma justificação matemática para a posição da Terra no centro do universo, tal como indicava Aristóteles, e adormece satisfeito com a sua conquista. É um sono de 14 séculos com a Terra parada no centro.
A luta entre o espírito conservador e o espírito livre agitam este sono do qual o cientista desperta de madrugada, atormentado, e já na pele de Copérnico. Este trava uma luta interior entre as suas crenças religiosas e as suas crenças científicas, que exigiam, estas últimas, o Sol no centro do mundo e a Terra a girar em seu redor. Copérnico acaba por colocar o Sol no centro e adormece exausto da luta.
Desperta Galileu. Começa a amanhecer. E desperta o espírito científico e da experimentação. O telescópio apontado para os céus apresenta provas que começam a deitar por terra as ideias geocêntricas ainda fortemente presentes nesse século XVII e profundamente ligadas às Sagradas Escrituras. A luta do cientista deixa de ser interior para passar a ser exterior. E termina com o seu sacrifício. Galileu é condenado pelo Santo Ofício, acusado de heresia por defender a posição do Sol no centro do universo e a Terra a mover-se em seu redor.
Apoiado nas vidas destes três homens, esta peça traça a evolução da cosmologia e a evolução da visão do homem sobre o mundo e sobre si próprio.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Isabel Rogeiro, Mário Montenegro, Nelson Rodrigues.
Texto e Encenação: Mário Montenegro.
Elenco: Espírito Conservador|Mário Montenegro, Espírito Livre|Carla Taipina (estreia 2001) - Nica Guerra (2003-2004) e Ptolomeu/Copérnico/Galileu|Nelson Rodrigues (estreia 2001) - Nuno Fareleira (2003-2004).
Figurinos: Lisa Losa.
Desenho de luz : Mafalda Oliveira.
Espaço Cenográfico: MARIONET.
Cartaz: Rui Veríssimo.
Concepção e execução de penteados: Carlos Gago (2003-2004).
Costura: Cristina Rojão.
Carpintaria: Carlos Figueiredo.
Fotografia: Francisca Moreira (2003-2004).
Operação de luz e som: Mafalda Oliveira e Rui Capitão (2003-2004).
Produção Executiva: MARIONET 2001 | MARIONET 2003
Co-produção: MARIONET & Museu Nacional da Ciência e da Técnica Dr. Mário Silva.
APOIOS (2001)
Câmara Municipal de Coimbra, Rádio Universidade de Coimbra, TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.
AGRADECIMENTOS (2001)
Carlos Fiolhais, Fernanda Rojão, CITAC, Projecto BUH!
APOIOS (2003-2004)
Câmara Municipal de Coimbra, GRETUA, Ilídio Design, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Residencial Marininha, Rádio Universidade de Coimbra - RUC.
AGRADECIMENTOS (2003-2004)
Carlos Fiolhais, Carlota Simões, Fátima Lemos – Atelier de Costura, Fernanda Rojão, João Fernandes, Maria João Feio.
APRESENTAÇÕES
Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Palácio Sacadura Botte, Coimbra - 10 a 15 de dezembro de 2001, às 21h30 (Estreia).
Museu Nacional da Ciência e da Técnica, Palácio Sacadura Botte, Coimbra - 23 de julho a 2 de agosto de 2003 (excepto 27 de julho).
Pavilhão do Conhecimento, Lisboa - 4 de outubro de 2003.
Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro (no âmbito da Semana Aberta da Ciência e da Técnica da UA) - 25 de novembro de 2004.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Isabel Rogeiro (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Nica Guerra (Assunto)
- Nuno Fareleira (Assunto)
- Lisa Losa (Assunto)
- Mafalda Oliveira (Assunto)
- Cristina Rojão (Assunto)
- Rui Capitão (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Nelson Rodrigues (Assunto)
- Carlos Figueiredo (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
Pontos de acesso de género
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Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.
Atualização julho de 2024.