Identificatie
referentie code
Titel
Datum(s)
- 2022 (Vervaardig)
Beschrijvingsniveau
Omvang en medium
Context
Naam van de archiefvormer
Institutionele geschiedenis
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
archiefbewaarplaats
Geschiedenis van het archief
Directe bron van verwerving of overbrenging
Inhoud en structuur
Bereik en inhoud
“O Significado de Tudo” é a terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após “A Glândula Secreta” (2017) e “O Limbo Empático” (2018). O primeiro espetáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo.
Na relação do nosso trabalho artístico sobre a ciência temos incidido a pesquisa sobre esta a um nível disciplinar (p.ex. astronomia, física, neurociências, ecologia). Após 22 anos de atividade artística relacionada com variados campos da ciência, parece-nos oportuno uma reflexão a um nível mais abrangente sobre as diferenças, semelhanças e interseções entre estas duas grandes áreas do conhecimento.
E partimos precisamente daqui, desta ideia da arte como modo de conhecimento. A pesquisa artística e a pesquisa científica são dois modos complementares de descoberta e transformação do mundo, cada uma com os seus métodos e as suas linguagens. Tanto a Arte como a Ciência constituem sistemas complexos que vão evoluindo com o tempo. Neste momento do mundo em que a produção de conhecimento de um e outro sistema ainda têm limites relativamente bem estabelecidos, importa-nos pesquisar (como já temos vindo a fazer) os pontos em que esses limites se esbatem, onde as fronteiras são menos definidas.
A partir de pequenas experiências realizadas em palco, tentamos contribuir para o conhecimento de partes do todo de que compõem o mundo e as nossas existências. A nossa pesquisa focou-se (de modo pouco original, mas urgente) na nossa perceção das transformações aceleradas que o planeta em que vivemos está a atravessar, e de como estamos a reagir a essas mudanças.
Olhamos para o passado, o presente, o futuro, para o temporário e o intemporal, o humano e o não humano. Falamos de enciclopédias, sobrescritos, argila, CO2, criptomoeda, dinossauros, bicicletas, linguagem, e de muitas outras coisas que constroem e destroem.
Fizemos uma canção que nos dá prazer cantar.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Carolina Andrade, Catarina Moita, Guilherme Pompeu, Luísa Neves Soares, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Sousa Raposo, Zé Ribeiro
Texto: Carolina Andrade, Catarina Moita, Mário Montenegro, Zé Ribeiro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Carolina Andrade, Catarina Moita, Zé Ribeiro
Cenografia, Figurinos e Imagem: Pedro Andrade
Vídeo: Luísa Neves Soares, Pedro Sousa Raposo
Banda Sonora Original e Sonoplastia: Marcelo dos Reis
Desenho de Luz e Direção Técnica: Guilherme Pompeu
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Vicente Paredes
Vídeo e Fotografias Promocionais: Tiago Cerveira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
APOIO
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Coimbra
MAFIA – Federação Cultural de Coimbra
Ilídio Design Cabeleireiros
Rádio Universidade de Coimbra
CEARTE
AGRADECIMENTOS
Laura Corga, Luís Rocha, João Pedro Ferreira, A Escola da Noite
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 4 e 5 de novembro de 2022, 21h30.
Classificação etária: M/12
Duração: aprox. 1h30
Bilhetes: €7 / €5 desconto estudante, < 25 anos, > 65 anos, Profissionais do Espetáculo, Desempregado, Rede Alumni UC, Comunicade UC, Alliance Française, Cartão FNAC, O. A. Região Norte, O.E. Região Centro, Serviços Sociais CGD, grupos de de 10 ou mais pessoas
Sessão para escolas - 4 de novembro de 2022, 15h00
Bilhetes: €2
Waardering, vernietiging en slectie
Aanvullingen
Ordeningstelsel
Voorwaarden voor toegang en gebruik
Voorwaarden voor raadpleging
Voorwaarden voor reproductie
Taal van het materiaal
Schrift van het materiaal
Taal en schrift aantekeningen
Fysieke eigenschappen en technische eisen
Toegangen
Verwante materialen
Bestaan en verblifplaats van originelen
Bestaan en verblijfplaats van kopieën
Related units of description
Aantekeningen
Alternative identifier(s)
Trefwoorden
Onderwerp trefwoord
Geografische trefwoorden
Naam ontsluitingsterm
- Marionet (Archiefvormer)
- Carolina Costa Andrade (Onderwerp)
- Catarina Moita (Onderwerp)
- Guilherme Pompeu (Onderwerp)
- Luísa Neves Soares (Onderwerp)
- Pedro Andrade (Onderwerp)
- Pedro Sousa Raposo (Onderwerp)
- Zé Ribeiro (Onderwerp)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Onderwerp)
- Francisca Moreira (Onderwerp)
- Vicente Paredes (Onderwerp)
- Tiago Cerveira (Onderwerp)
- João Cunha (Onderwerp)
- Mário Montenegro (Onderwerp)
- Marcelo dos Reis (Onderwerp)
Genre access points
Beschrijvingsbeheer
Identificatie van de beschrijving
Identificatiecode van de instelling
Toegepaste regels en/of conventies
Status
Niveau van detaillering
Verwijdering van datering archiefvorming
Atualização março de 2024.