Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2022 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
“O Significado de Tudo” é a terceira criação de um tríptico dedicado ao tema-chapéu Sistemas, após “A Glândula Secreta” (2017) e “O Limbo Empático” (2018). O primeiro espetáculo incidiu sobre o tema dos sistemas corporais, o segundo sobre sistemas de inteligência artificial, este terceiro é sobre sistemas de conhecimento do mundo.
Na relação do nosso trabalho artístico sobre a ciência temos incidido a pesquisa sobre esta a um nível disciplinar (p.ex. astronomia, física, neurociências, ecologia). Após 22 anos de atividade artística relacionada com variados campos da ciência, parece-nos oportuno uma reflexão a um nível mais abrangente sobre as diferenças, semelhanças e interseções entre estas duas grandes áreas do conhecimento.
E partimos precisamente daqui, desta ideia da arte como modo de conhecimento. A pesquisa artística e a pesquisa científica são dois modos complementares de descoberta e transformação do mundo, cada uma com os seus métodos e as suas linguagens. Tanto a Arte como a Ciência constituem sistemas complexos que vão evoluindo com o tempo. Neste momento do mundo em que a produção de conhecimento de um e outro sistema ainda têm limites relativamente bem estabelecidos, importa-nos pesquisar (como já temos vindo a fazer) os pontos em que esses limites se esbatem, onde as fronteiras são menos definidas.
A partir de pequenas experiências realizadas em palco, tentamos contribuir para o conhecimento de partes do todo de que compõem o mundo e as nossas existências. A nossa pesquisa focou-se (de modo pouco original, mas urgente) na nossa perceção das transformações aceleradas que o planeta em que vivemos está a atravessar, e de como estamos a reagir a essas mudanças.
Olhamos para o passado, o presente, o futuro, para o temporário e o intemporal, o humano e o não humano. Falamos de enciclopédias, sobrescritos, argila, CO2, criptomoeda, dinossauros, bicicletas, linguagem, e de muitas outras coisas que constroem e destroem.
Fizemos uma canção que nos dá prazer cantar.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Carolina Andrade, Catarina Moita, Guilherme Pompeu, Luísa Neves Soares, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Pedro Sousa Raposo, Zé Ribeiro
Texto: Carolina Andrade, Catarina Moita, Mário Montenegro, Zé Ribeiro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Carolina Andrade, Catarina Moita, Zé Ribeiro
Cenografia, Figurinos e Imagem: Pedro Andrade
Vídeo: Luísa Neves Soares, Pedro Sousa Raposo
Banda Sonora Original e Sonoplastia: Marcelo dos Reis
Desenho de Luz e Direção Técnica: Guilherme Pompeu
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Vicente Paredes
Vídeo e Fotografias Promocionais: Tiago Cerveira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro Académico de Gil Vicente
APOIO
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Coimbra
MAFIA – Federação Cultural de Coimbra
Ilídio Design Cabeleireiros
Rádio Universidade de Coimbra
CEARTE
AGRADECIMENTOS
Laura Corga, Luís Rocha, João Pedro Ferreira, A Escola da Noite
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 4 e 5 de novembro de 2022, 21h30.
Classificação etária: M/12
Duração: aprox. 1h30
Bilhetes: €7 / €5 desconto estudante, < 25 anos, > 65 anos, Profissionais do Espetáculo, Desempregado, Rede Alumni UC, Comunicade UC, Alliance Française, Cartão FNAC, O. A. Região Norte, O.E. Região Centro, Serviços Sociais CGD, grupos de de 10 ou mais pessoas
Sessão para escolas - 4 de novembro de 2022, 15h00
Bilhetes: €2
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Carolina Costa Andrade (Assunto)
- Catarina Moita (Assunto)
- Guilherme Pompeu (Assunto)
- Luísa Neves Soares (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Pedro Sousa Raposo (Assunto)
- Zé Ribeiro (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Vicente Paredes (Assunto)
- Tiago Cerveira (Assunto)
- João Cunha (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Marcelo dos Reis (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização março de 2024.