Subsecção 35 - O Limbo Empático

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Área de identidad

Código de referencia

PT PT-MARIONET A-35

Título

O Limbo Empático

Fecha(s)

  • 2018 | 2019 (Creación)

Nivel de descripción

Subsecção

Volumen y soporte

Área de contexto

Nombre del productor

(2000)

Historia administrativa

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

Institución archivística

Historia archivística

Origen del ingreso o transferencia

Área de contenido y estructura

Alcance y contenido

Terão sido certamente emocionantes os primeiros momentos em que a Humanidade conseguiu capturar a vida e reproduzi-la em movimento. Não é fácil imaginar a emoção que terá sido assistir, pela primeira vez, à gravação em filme de um acontecimento passado ou, a um indivíduo, rever-se a si próprio do lado de fora da vida. Com a invenção da gravação de imagens em filme passámos a poder resgatar o passado para o presente e para o futuro. Inventou-se o dom da eternidade.

Estes momentos actuais, em que a nossa existência passou a estar suspensa em algo tão imaterial como um gás invisível, são igualmente emocionantes. Passámos a poder estar em qualquer lugar e em vários simultaneamente. Inventou-se o dom da ubiquidade.

E é extraordinária esta altura da nossa Humanidade em que dispomos de um cérebro de bolso que responde a qualquer questão sobre qualquer assunto que nos invada o espírito. Está inventada a omnisciência.

Continuamos, no entanto, sem a resposta de que precisamos para a pergunta fundamental.

Nesta peça coincidimos num local-momento do espaço-tempo com três pessoas que constituem um sistema aberto. Apoiados nas suas dúvidas e certezas, reflectimos sobre a existência, a privacidade, a empatia, a necessidade, o valor, num instante do mundo em que a comunicação entre seres humanos se transformou de modo avassalador.

Uma das características que define um sistema são os seus limites. Nesta peça caminhamos sobre um conjunto de fios delicados no limite do que é ser humano.

M/12

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Carolina Santos, Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Laetitia Morais, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Sílvia Santos.
Texto e encenação: Mário Montenegro.
Interpretação: Júlia | Carolina Santos, Aristo | Filipe Eusébio, Mark | Mário Montenegro, Paula | Sílvia Santos.
Cenografia, figurinos, adereços: Pedro Andrade.
Iluminação e direcção: técnica Rui Simão.
Vídeo: Laetitia Morais.
Banda sonora original e sonoplastia: Marcelo dos Reis.
Imagem: Pedro Andrade e João Sarnadas.
Produção Executiva e fotografia de cena: Francisca Moreira.
Consultoria Científica: Carlos Fiolhais.
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design.
Filmes projectados, excertos de: Man With a Movie Camera, Dziga Vertov; The Immigrant, Charles Chaplin e The Cabinet of Dr. Caligari, Robert Wiene.
Co-produção: Marionet / TAGV.
Parceria: CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

Financiamento República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra.

APOIOS
Bonifrates, Convento São Francisco, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Rómulo – Centro de Ciência Viva da Universidade de Coimbra, RUC.

AGRADECIMENTOS
Ana Luísa Cardoso, Ana Morais, Carlos Fiolhais, Edmundo Balsemão Pires, João Silva, José Vilhena, Paulo Marques.

APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 29 e 30 de maio de 2018, 21h30.
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 23 e 24 de maio de 2019, 21h30.

Valorización, destrucción y programación

Conservação permanente.

Acumulaciones

Não previstos.

Sistema de arreglo

Ordenação alfabética das séries.

Área de condiciones de acceso y uso

Condiciones de acceso

Condiciones

Idioma del material

Escritura del material

Notas sobre las lenguas y escrituras

Características físicas y requisitos técnicos

Instrumentos de descripción

Área de materiales relacionados

Existencia y localización de originales

Existencia y localización de copias

Unidades de descripción relacionadas

Descripciones relacionadas

Área de notas

Identificador/es alternativo(os)

Puntos de acceso

Puntos de acceso por materia

Puntos de acceso por lugar

Puntos de acceso por autoridad

Tipo de puntos de acceso

Área de control de la descripción

Identificador de la descripción

Identificador de la institución

Reglas y/o convenciones usadas

Estado de elaboración

Nivel de detalle

Fechas de creación revisión eliminación

Atualização dezembro de 2023.
Atualização fevereiro de 2024.
Atualização abril de 2024.

Idioma(s)

Fuentes

Área de Ingreso

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