Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2013 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
São já quatro as peças de teatro estreadas pela marionet e o Museu da Ciência na Noite Europeia dos Investigadores com cientistas da Universidade de Coimbra como criadores e intérpretes.
As peças “Sr. de Chimpanzé” (2009), “As Moscas são ratos que Voam” (2010), “Asn Ala Tyr Lys Lys Gly Glu” (2012) e “E agora, Frankenstein?” (2013) são várias etapas do percurso que vimos traçando onde reflectimos sobre a Ciência, os cientistas, e a relação destes e do seu trabalho com o meio social envolvente.
Em 2013 o tema da Noite Europeia dos Investigadores é o futuro.
Para ir de encontro ao tema, escolhemos abordar a história de Mary Shelley, “Frankenstein”, onde é avançada a ideia fantasiosa da criação de vida humana pela Ciência. Hoje, cerca de duzentos anos depois, no futuro, a tremenda evolução do nosso conhecimento sobre o mundo e a vida faz-nos olhar para aquela ideia como uma possibilidade que talvez admitamos vir a acontecer num futuro muito próximo.
Na adaptação que fizemos, partimos da história tal como Mary Shelley a contou mas terminamos no futuro, o nosso presente, e imaginamos qual o conhecimento e quais as tecnologias que o Dr. Frankenstein hoje utilizaria para dar vida a uma criatura.
Percorremos, por isso, a evolução da ciência ao longo dos últimos duzentos anos através da evolução da tecnologia ao serviço do nosso Dr. Frankenstein, até este momento em que parecemos estar no limiar da ideia fantasiosa de Shelley se concretizar.
A história aborda outros assuntos, para além da questão científica e tecnológica da nossa capacidade de criação de vida, como as questões éticas associadas a esse empreendimento científico, uma reflexão forte sobre a discriminação social e também sobre o estatuto da mulher na sociedade. Tudo temas do presente e do futuro.
SINOPSE
O Dr. Frankenstein está em vias de concretizar um projecto em que trabalha há anos, a criação de um ser humano. Reunidas finalmente as condições ideais, numa noite de forte tempestade, a sua criatura, feita de pedaços de outros corpos, ganha vida. O cientista, ao ficar consciente da fealdade da sua criação, arrepende-se e foge.
A criatura, abandonada pelo “pai”, enfrenta sozinha a sociedade e é discriminada pelo seu aspecto e perseguida. Refugia-se numa aldeia na casa de duas irmãs, mas acaba de novo maltratada e em fuga.
Alguns anos depois a vida corre bem ao Dr. Frankenstein e à sua noiva Elizabeth, mas a paz familiar é quebrada quando numa noite de tempestade a criatura surge para enfrentar e pedir contas ao seu criador, exigindo que este lhe crie uma companheira, ao que ele acede.
É já num laboratório moderno que encontramos de novo Frankenstein com a sua nova companheira e parceira científica, Tuleva, onde trabalham na criação de uma nova criatura com recurso a células estaminais.
Chega finalmente o momento em que primeira criatura vem reclamar a sua nova companheira, mas algo corre mal…
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Carlos Gago, Cristiana Paulo, Ermelindo Leal, Inês Almeida, Inês Violante, Isabel Nunes, Isabel Prata, Joana Cardoso, Josephine Blersch, Margarida Carneiro, Mário Montenegro, Marisa Vaz, Rui Capitão, Rui Fausto, Sandra Samúdio, Telma Pereira, Telmo, Xe Pizarro.
Texto: a partir da obra “Frankenstein” de Mary Shelley e da peça homónima de Philip Pullman.
Tradução e adaptação de Cristiana Paulo, Ermelindo Leal, Isabel Nunes, Isabel Prata, Margarida Carneiro, Mário Montenegro, Rui Reis, Sandra Samúdio, Telmo, Xe Pizarro.
Elenco: Cristiana Paulo, Ermelindo Leal, Inês Almeida, Inês Violante, Isabel Nunes, Isabel Prata, Josephine Blersch, Rui Fausto, Rui Reis, Sandra Samúdio, Telmo, Xe Pizarro.
Encenação: Mário Montenegro.
Figurinos e adereços: Joana Cardoso, Marisa Vaz.
Iluminação: Rui Capitão.
Assistência de montagem e operação técnica: João Castro Gomes.
Penteados: Carlos Gago.
Fotografia: Francisca Moreira.
Registo video: Alexandre Lemos.
Produção executiva: Filipa Heitor (Museu da Ciência), Mário Montenegro (MARIONET).
Co-produção: MARIONET | Museu da Ciência da Universidade de Coimbra.
A MARIONET é financiada por: Câmara Municipal de Coimbra.
APOIOS
Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra,
EU Seventh Framework Programme, Marie Curie Program, Universidade de Coimbra.
AGRADECIMENTOS
Rui Damasceno.
APRESENTAÇÕES
Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Anfiteatro de Física - 27 de setembro de 2013, 21h30 e 23h00.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
- Isabel Prata (Materia)
- Margarida Carneiro (Materia)
- Marisa Vaz (Materia)
- João Castro Gomes (Materia)
- Alexandre Lemos (Materia)
- Filipa Heitor (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- Isabel Nunes Correia (Materia)
- Joana Cardoso (Materia)
- Ermelindo Leal (Materia)
- Inês Violante (Materia)
- Cristiana Paulo (Materia)
- Josephine Blersch (Materia)
- Rui Fausto (Materia)
- Rui Capitão (Materia)
- Rui Telmo Reis (Materia)
- Xe Pizarro (Materia)
- Sandra Samúdio (Materia)
- Inês Almeida (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização fevereiro de 2024.