Subsecção 6 - Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers

Cartaz: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Cartaz web: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Flyer frente: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Flyer frente: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Flyer frente: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Flyer verso: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers Informação para divulgação: Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers

Zone d'identification

Cote

PT PT-MARIONET D-1-6

Titre

Concertos Former Selves, Lace Bows, Branches, The Exhalers

Date(s)

  • 2012 (Production)

Niveau de description

Subsecção

Étendue matérielle et support

Zone du contexte

Nom du producteur

(2000)

Histoire administrative

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

Histoire archivistique

Source immédiate d'acquisition ou de transfert

Zone du contenu et de la structure

Portée et contenu

Os concertos regressam à Casa das Artes da Fundação Bissaya Barreto pela mão da Marionet já no próximo dia 7 de Novembro, com quatro propostas fortemente alicerçadas na experimentação lo-fi. O projecto Former Selves, do norte-americano Paul Skomsvold encabeça o cartaz da noite, acompanhado por três dos mais interessantes nomes da produção musical portuguesa nesta área: The Exhalers, Lace Bows e Branches.

Paul Skomsvold (Former Selves) cria cosmologias lo-fi a partir de teclados baratos e uma nuvem de delay. A partir da sua casa em Oakland, Califórnia, tem produzido uma discografia que lembra os melhores momentos de Brian Eno e a nostalgia de uns Boards of Canada sem batidas.

O contingente de artistas portugueses que se apresentam nesta noite é uma fiel representação do eixo imaginário de criação caseira Porto- Coimbra-Lisboa. Da capital chega-nos Lace Bows, projecto que junta as emissões sónicas de Joana Francisco com a manipulação de samples Rui N. (The Sound of Typewriters, Sunflare). A música de Lace Bows não tem paralelo, ora nos lembra um J Dilla do drone, ora nos remete para a vaga de exploradores do hypnagogic pop.

Da cidade Invicta viaja Pedro Rios, autor de uma discografia já extensa como Branches, que nos conduz por um sonho marítimo feito de instrumentos submersos, não fosse o mar a terra do seu jardim sonoro. Ao vivo, o projecto integra também Hugo Gomes, dos Sensible Soccers.

The Exhalers é o mais recente projecto de João Costa Gonçalves, músico conimbricense responsável por uma miríade de outros projectos anichados no mais obscuro underground musical nacional. Mediafired, JCCG, Sofa Pits, Spinning Beach Ball of Death, Lancil, ou Um Bongo são alguns de muitos pseudónimos com que João Gonçalves já assinou registos espalhados ao longo dos últimos anos. Editou em netlabels e editoras como Mimi Records, MPD – música pop desempregada, ou as norte americanas Beer on the Rug e Chill Mega Chill.

Évaluation, élimination et calendrier de conservation

Accroissements

Mode de classement

Zone des conditions d'accès et d'utilisation

Conditions d’accès

Conditions de reproduction

Langue des documents

Écriture des documents

Notes sur la langue et l'écriture

Caractéristiques matérielle et contraintes techniques

Instruments de recherche

Zone des sources complémentaires

Existence et lieu de conservation des originaux

Existence et lieu de conservation des copies

Unités de description associées

Descriptions associées

Zone des notes

Identifiant(s) alternatif(s)

Mots-clés

Mots-clés - Sujets

Mots-clés - Noms

Mots-clés - Genre

Zone du contrôle de la description

Identifiant de la description

Identifiant du service d'archives

Règles et/ou conventions utilisées

Statut

Niveau de détail

Dates de production, de révision, de suppression

Criação fevereiro de 2024.
Atualização abril de 2024.

Langue(s)

Sources

Zone des entrées

Sujets associés

Personnes et organismes associés

Genres associés