Zone d'identification
Cote
Titre
Date(s)
- 2021 (Production)
Niveau de description
Étendue matérielle et support
Zone du contexte
Nom du producteur
Histoire administrative
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Histoire archivistique
Source immédiate d'acquisition ou de transfert
Zone du contenu et de la structure
Portée et contenu
Este colóquio pretende continuar o caminho de mapeamento e reflexão sobre as intersecções entre o teatro e a ciência e promover a partilha e o ampliar do conhecimento neste campo, rastreando a evolução de tendências anteriores e identificando novos tipos de intersecções, e alargando a discussão a iniciativas não-anglófonas.
Uma perspetiva adicional a guiar o colóquio será a de promover uma discussão ampla sobre este campo de intersecção, reunindo participantes tanto da área artística e da investigação em artes como da área da comunicação de ciência. As ligações interdisciplinares têm vindo a desenvolver-se dos dois lados, o artístico e o científico. A comunicação de ciência tem vindo a tornar-se cada vez mais essencial em contextos académicos e de investigação, e o teatro tem sido uma das linguagens utilizadas nessa atividade.
O colóquio instiga e acolhe contribuições sobre os cruzamentos entre teatro e ciência relacionados com os dois lados desta equação, a prática artística e a comunicação de ciência, com o objetivo de explorar os lugares em que se encontram (assim como aqueles em que isso não acontece), e provocar discussões frutíferas no sentido de esclarecer, eventualmente, as motivações e perspetivas que são comuns e as que são diversas.
QUANDO, COMO, PORQUE, ONDE… se encontram o teatro e a ciência?
O colóquio poderá explorar temas como:
Temas e conceitos científicos
Formas e subgéneros teatrais
Práticas contemporâneas no teatro sobre ciência
Tendências futuras no teatro sobre ciência
Processos de pesquisa em teatro vs processos de pesquisa científica
O teatro na formação de investigadores científicos
Financiamento nas artes e na ciência
E colocar questões como:
Pode o teatro ajudar a resolver problemas científicos?
O conhecimento científico transforma o teatro?
Que tipos de públicos para as performances sobre ciência?
O teatro faz sentido na comunicação de ciência?
Que tipo de conhecimento sobre a ciência pode o teatro acrescentar?
O teatro pode transformar o modo como os cientistas realizam as suas investigações?
De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?
Pode o teatro inspirar novas investigações científicas?
Oral Presentation:
Andreia Albernaz Valente; Ángela Molina Ruiz; Antonia Tretter; Cláudia Rodrigues; Daniel Erice; Edwin Wong; Emma Weitkamp e Carla Almeida; Enric Pérez Canals e Oriol Ruiz Coll; Graça P. Corrêa; Hervé Baudry; Jasper Delbecke; José Maria Vieira Mendes; José Pereira, Sérgio Agostinho e Noelia Dominguez; Maite Guilera; José Luís Felício Carvalho; Piotr Mirowski; Ricardo Seiça Salgado; Rossella Spiga; Rudolf Rosa; Rui Leitão; Wanda Hamilton e Carla Almeida.
Workshops:
Daniel Erice; Nathan Jerpe; Susanne Martin; Veronica Rodriguez Morales; Sadie Bowman e Ricky Coates; Zeca Carvalho.
Discussion panels:
Ben Verhoeven; Daniel Gamito-Marques.
Lecture-performances:
Annemarie Hagenaars; Ben Verhoeven; Bentley Crudgington; Elisa Vanin; Francisco Luquet Brasil; Javier Martín; Mafalda Gonçalves Oliveira; Mafalda Gonçalves Oliveira; Marta Costa e Alexandre Sá; Nigel Townsend; Nuno Meireles; Sadie Bowman e Ricky Coates; Sharon Mathis; Stephen Abbott.
Performances:
Augmented Lecture - The Computational Beauty of Nature - Jet Propulsion Theatre
Countless Voices - Marionet
Film:
Screening of People Are Messy
Written Judith Johnson / Produced by Theatre of Debate
Chair:
Carlos Fiolhais; Daniel Gamito-Marques; Fernando Matos Rodrigues; Hervé Baudry; Mário Montenegro; Nigel Townsend; Nuno Meireles; Ricardo Seiça; Sara Varela Amaral; Teresa Girão.
Voluntários:
António Patrão; Arianna Angioli; Aziza Hecht; Beatriz Rebelo; Bruna Oliveira; Carolina Caetano; Guilherme Nunes; Joana Silva Ferrajão; Nuno Dias; Rita Suzana Rodrigues; Vladimir Pedro Peralva Borges Martins.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Comissão Científica: Alex Mermikides (RU), Brian Schwartz (EUA), Carlos Fiolhais (PT), Daniel Gamito-Marques (PT), Joana Lobo Antunes (PT), Paul Johnson (RU).
Oradores: Andrea Brunello (IT), Frédérique Aït-Touati (FR), Kirsten Shepherd-Barr (RU).
Comissão Organizadora: Mário Montenegro, Fernando Matos Oliveira, Teresa Girão, Sara Varela Amaral, Cláudia Morais, Francisca Moreira.
Entidades parceiras: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, SciComPT, Rádio Universidade de Coimbra, A Escola da Noite, Grémio Operário de Coimbra, Diário de Coimbra, Rómulo – Centro Ciência Viva, Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
APOIO
República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Évaluation, élimination et calendrier de conservation
Accroissements
Mode de classement
Zone des conditions d'accès et d'utilisation
Conditions d’accès
Conditions de reproduction
Langue des documents
Écriture des documents
Notes sur la langue et l'écriture
Caractéristiques matérielle et contraintes techniques
Instruments de recherche
Zone des sources complémentaires
Existence et lieu de conservation des originaux
Existence et lieu de conservation des copies
Unités de description associées
Zone des notes
Identifiant(s) alternatif(s)
Mots-clés
Mots-clés - Sujets
Mots-clés - Lieux
- Coimbra » Grémio Operário de Coimbra
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Faculdade de Letras da UC » Teatro Paulo Quintela
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Faculdade de Letras da UC » Anfiteatro III da FLUC
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Rómulo - Centro de Ciência da UC
Mots-clés - Noms
- Marionet (Producteur)
- Alex Mermikides (Sujet)
- Brian Schwartz (Sujet)
- Carlos Fiolhais (Sujet)
- Daniel Gamito-Marques (Sujet)
- Joana Lobo Antunes (Sujet)
- Paul Johnson (Sujet)
- Andrea Brunello (Sujet)
- Frédérique Aït-Touati (Sujet)
- Kirsten E. Shepherd-Barr (Sujet)
- Mário Montenegro (Sujet)
- Fernando Matos Oliveira (Sujet)
- Teresa Girão (Sujet)
- Sara Varela Amaral (Sujet)
- Cláudia Morais (Sujet)
- Francisca Moreira (Sujet)
- Pedro Andrade (Sujet)