Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2021 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
Este colóquio pretende continuar o caminho de mapeamento e reflexão sobre as intersecções entre o teatro e a ciência e promover a partilha e o ampliar do conhecimento neste campo, rastreando a evolução de tendências anteriores e identificando novos tipos de intersecções, e alargando a discussão a iniciativas não-anglófonas.
Uma perspetiva adicional a guiar o colóquio será a de promover uma discussão ampla sobre este campo de intersecção, reunindo participantes tanto da área artística e da investigação em artes como da área da comunicação de ciência. As ligações interdisciplinares têm vindo a desenvolver-se dos dois lados, o artístico e o científico. A comunicação de ciência tem vindo a tornar-se cada vez mais essencial em contextos académicos e de investigação, e o teatro tem sido uma das linguagens utilizadas nessa atividade.
O colóquio instiga e acolhe contribuições sobre os cruzamentos entre teatro e ciência relacionados com os dois lados desta equação, a prática artística e a comunicação de ciência, com o objetivo de explorar os lugares em que se encontram (assim como aqueles em que isso não acontece), e provocar discussões frutíferas no sentido de esclarecer, eventualmente, as motivações e perspetivas que são comuns e as que são diversas.
QUANDO, COMO, PORQUE, ONDE… se encontram o teatro e a ciência?
O colóquio poderá explorar temas como:
Temas e conceitos científicos
Formas e subgéneros teatrais
Práticas contemporâneas no teatro sobre ciência
Tendências futuras no teatro sobre ciência
Processos de pesquisa em teatro vs processos de pesquisa científica
O teatro na formação de investigadores científicos
Financiamento nas artes e na ciência
E colocar questões como:
Pode o teatro ajudar a resolver problemas científicos?
O conhecimento científico transforma o teatro?
Que tipos de públicos para as performances sobre ciência?
O teatro faz sentido na comunicação de ciência?
Que tipo de conhecimento sobre a ciência pode o teatro acrescentar?
O teatro pode transformar o modo como os cientistas realizam as suas investigações?
De que modo o teatro se envolve nos debates públicos sobre a ciência e o desenvolvimento científico?
Pode o teatro inspirar novas investigações científicas?
Oral Presentation:
Andreia Albernaz Valente; Ángela Molina Ruiz; Antonia Tretter; Cláudia Rodrigues; Daniel Erice; Edwin Wong; Emma Weitkamp e Carla Almeida; Enric Pérez Canals e Oriol Ruiz Coll; Graça P. Corrêa; Hervé Baudry; Jasper Delbecke; José Maria Vieira Mendes; José Pereira, Sérgio Agostinho e Noelia Dominguez; Maite Guilera; José Luís Felício Carvalho; Piotr Mirowski; Ricardo Seiça Salgado; Rossella Spiga; Rudolf Rosa; Rui Leitão; Wanda Hamilton e Carla Almeida.
Workshops:
Daniel Erice; Nathan Jerpe; Susanne Martin; Veronica Rodriguez Morales; Sadie Bowman e Ricky Coates; Zeca Carvalho.
Discussion panels:
Ben Verhoeven; Daniel Gamito-Marques.
Lecture-performances:
Annemarie Hagenaars; Ben Verhoeven; Bentley Crudgington; Elisa Vanin; Francisco Luquet Brasil; Javier Martín; Mafalda Gonçalves Oliveira; Mafalda Gonçalves Oliveira; Marta Costa e Alexandre Sá; Nigel Townsend; Nuno Meireles; Sadie Bowman e Ricky Coates; Sharon Mathis; Stephen Abbott.
Performances:
Augmented Lecture - The Computational Beauty of Nature - Jet Propulsion Theatre
Countless Voices - Marionet
Film:
Screening of People Are Messy
Written Judith Johnson / Produced by Theatre of Debate
Chair:
Carlos Fiolhais; Daniel Gamito-Marques; Fernando Matos Rodrigues; Hervé Baudry; Mário Montenegro; Nigel Townsend; Nuno Meireles; Ricardo Seiça; Sara Varela Amaral; Teresa Girão.
Voluntários:
António Patrão; Arianna Angioli; Aziza Hecht; Beatriz Rebelo; Bruna Oliveira; Carolina Caetano; Guilherme Nunes; Joana Silva Ferrajão; Nuno Dias; Rita Suzana Rodrigues; Vladimir Pedro Peralva Borges Martins.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Comissão Científica: Alex Mermikides (RU), Brian Schwartz (EUA), Carlos Fiolhais (PT), Daniel Gamito-Marques (PT), Joana Lobo Antunes (PT), Paul Johnson (RU).
Oradores: Andrea Brunello (IT), Frédérique Aït-Touati (FR), Kirsten Shepherd-Barr (RU).
Comissão Organizadora: Mário Montenegro, Fernando Matos Oliveira, Teresa Girão, Sara Varela Amaral, Cláudia Morais, Francisca Moreira.
Entidades parceiras: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, SciComPT, Rádio Universidade de Coimbra, A Escola da Noite, Grémio Operário de Coimbra, Diário de Coimbra, Rómulo – Centro Ciência Viva, Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra.
APOIO
República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
- Coimbra » Grémio Operário de Coimbra
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Faculdade de Letras da UC » Teatro Paulo Quintela
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Faculdade de Letras da UC » Anfiteatro III da FLUC
- Coimbra » Universidade de Coimbra » Polo I » Rómulo - Centro de Ciência da UC
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Alex Mermikides (Assunto)
- Brian Schwartz (Assunto)
- Carlos Fiolhais (Assunto)
- Daniel Gamito-Marques (Assunto)
- Joana Lobo Antunes (Assunto)
- Paul Johnson (Assunto)
- Andrea Brunello (Assunto)
- Frédérique Aït-Touati (Assunto)
- Kirsten E. Shepherd-Barr (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Fernando Matos Oliveira (Assunto)
- Teresa Girão (Assunto)
- Sara Varela Amaral (Assunto)
- Cláudia Morais (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)