Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2011 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
O público parece ter a ideia de que apenas a ciência contemporânea é movida pela competição pelo primeiro lugar – uma espécie de Olimpíadas apenas com uma medalha de ouro. De facto, este ímpeto para ser o primeiro é simultaneamente alimento e veneno para os cientistas e foi sempre fundamental para o funcionamento da sua cultura tribal. Através da figura de um dos maiores cientistas de todos os tempos, Isaac Newton, CÁLCULO mostra que os desvios resultantes de semelhante ambição eram tão pronunciados há 300 anos como o são agora. A contenda de 30 anos entre os maiores filósofos naturais de Inglaterra e da Alemanha, Isaac Newton e Gottfried Leibniz, sobre quem primeiro inventara o cálculo (equações diferenciais e integrais) é particularmente relevante por ter sido conduzida pelos seus seguidores. A manipulação de um comité anónimo de onze membros da Royal Society pelo seu presidente, Newton, é praticamente desconhecida e é ilustrada em CÁLCULO através de três desses seguidores de Newton: John Arbuthnot (médico da rainha Anne), o conhecido matemático e imigrante francês Abraham de Moivre, e Louis Frederic Bonet, embaixador em Londres do rei da Prússia. Em última análise a peça responde à questão: “O que é que a integridade moral tem a ver com cálculo integral?” Numa palavra: “Muito.”
Carl Djerassi, in Cálculo, Imprensa da Universidade de Coimbra, 2011 (No prelo)
APRESENTAÇÃO DO ESPETÁCULO
Estreou a 17 de Novembro no Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Sala Carlos Ribeiro.
Esteve em cena no mesmo local até 3 de Dezembro, de 4ª a Sábado às 21h30.
ACTIVIDADES PARALELAS
Palestra de Carl Djerassi | “Science in theatre: from the page to the stage”
Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Dia: 15 de Novembro pelas 17h
Lançamento de “Cálculo”, de Carl Djerassi, editado pela Imprensa da Universidade de Coimbra, com sessão de autógrafos com o autor. Participantes: Carl Djerassi, Carlos Fiolhais (apresentação da obra), Delfim Leão (director da Imprensa da UC), Mário Montenegro.
Local: Museu da Ciência da Universidade de Coimbra
Dia: 15 de Novembro pelas 18horas
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Texto: Carl Djerassi.
Discussão e ideias: Alexandre Lemos, Andreia Damas, Carlota Simões, Filipe Eusébio, Gil MAC, Helena GFreitas, José Valente, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Rui Guerreiro, Rui Simão.
Encenação e tradução: Mário Montenegro.
Intérpretes: Andreia Damas (Lady Brasenose), Filipe Eusébio (Vanbrugh/Moivre /Newton), Gil MAC (Cibber/Bonet/Leibniz), Helena GFreitas (Sra. Arbuthnot), Rui Guerreiro (Dr. Arbuthnot).
Cenografia, Imagem e Figurinos: Pedro Andrade.
Música e interpretação: José Valente.
Iluminação: Rui Simão.
Fotografia: Francisca Moreira.
Penteados: Ilídio Design.
Produção executiva: Lígia Anjos.
Uma produção MARIONET 2011.
APOIOS
Direcção-Geral das Artes, Câmara Municipal de Coimbra; Bahlsen, Cafetaria do Museu da Ciência, Coisas Antigas, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design, JACC, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, Zé Carioca, Bloco Esquerda, Dolce Vita, Partido Comunista Português, RUC – Rádio Universidade de Coimbra, UCV.
AGRADECIMENTOS
Carl Djerassi, Carlos Fiolhais, Carlota Simões
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Alexandre Lemos (Materia)
- Andreia Damas (Materia)
- Carlota Simões (Materia)
- Filipe Eusébio (Materia)
- Gil Mac (Materia)
- Helena G. Freitas (Materia)
- Pedro Andrade (Materia)
- Rui Guerreiro (Materia)
- Rui Simão (Materia)
- Guilherme Barbosa (Materia)
- Lígia Anjos (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- José Valente (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.