Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2011 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
Está no ADN da Marionet formular perguntas e procurar responder-lhes, mesmo que não o consiga, conjugando a dimensão subjectiva e emocional dos artistas com que trabalha com o olhar preciso e desconfiado dos cientistas que coloca no seu caminho. Para construir o BCC acompanhámos o Instituto do Mar – Centro do Mar e Ambiente durante quase dois anos, olhando com especial atenção a vida dentro dos rios, plural, complexa e ameaçada como a nossa.
BCC é a nossa reflexão sobre o importante tema das alterações climáticas e outras alterações importantes que cada um de nós provoca com a sua acção quotidiana.
Como num email em que não conhecemos os destinatários ocultos, a nossa vida parece muitas vezes estar a esconder de nós mesmos o essencial. Aparentemente translúcida como um riacho de água corrente, a nossa existência é parte de um caos impossível de compreender com o olhar.
A Humanidade está a tornar o planeta insuportável e quente, diriam os macro-invertebrados que vimos à lupa durante esta residência.
Já passaram mais de dois anos desde a primeira vez que visitámos o trabalho desenvolvido no grupo Freshwater Ecosystems and Catchment Areas do IMAR-CMA, quando nos surpreendemos pela primeira vez com a imensa vida existente nos rios e desenvolvemos consciência da fragilidade e complexidade destes ecossistemas e das constantes ameaças a que a Humanidade os expõe.
O fascínio pelo quase invisível mundo dos macroinvertebrados e a vontade de colocar as atenções no tema muito actual das alterações climáticas fez-nos persistir neste projecto e agora, finalmente, levá-lo a palco.
Durante a nossa residência neste centro de investigação fomos recolhendo amostras do trabalho científico aí desenvolvido para o trabalho que viríamos a compor. Fomos ao campo observar a relação entre os cientistas e os seus objectos de estudo, estivemos no laboratório a vê-los criar experiências controladas, apreendemos os seus métodos, os seus motivos, as suas visões do mundo, as suas dúvidas, as suas perguntas. E fomos estabelecendo as bases para a nossa própria experiência no nosso laboratório.
No momento em que iniciámos a fase final do nosso projecto, já a apontar a uma performance colectiva criada a partir dos materiais recolhidos e das experiências vividas, parecia inevitável dar a conhecer o microcosmo dos rios e da vida que os habita, pelo fascínio que nos provocou. Contudo, as variáveis da nossa experiência não foram completamente controladas, talvez assinalando aqui uma diferença fundamental entre arte e ciência, e o resultado é uma inesperada reflexão sobre o ser humano. Com a lupa a incidir numa caixa de petri com macroinvertebrados potencialmente ameaçados por um aumento global da temperatura média do planeta, descobrimo-nos a olhar para um espelho a tentar perceber as razões de fazermos como somos.”
O IMAR-CMA é uma unidade de investigação do consórcio Instituto do Mar criado em 1994. O IMAR-CMA, sediado na Universidade de Coimbra, é uma unidade classificada de Muito Bom por painéis internacionais da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os mais de 100 investigadores do IMAR trabalham em áreas complementares em estudos focados nos ecossistemas costeiros e das águas interiores. Os estudos da unidade de investigação fornecem respostas científicas e técnicas a entidades públicas e privadas relacionados com avaliação e gestão da qualidade ecológica; optimização do uso dos recursos hídricos; e desenvolvimento de estratégias de conservação biológica. A linha 2 do IMAR – Centro do Mar e Ambiente (Freshwater ecosystems and Catchment areas) desenvolve especificamente estudos relacionados com a decomposição de material foliar, a biomonitorização dos rio, e ainda a interacção entre os nemátodas e as plantas.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Alexandre Lemos, Dinis Santos, Emanuel Botelho, Joana Cardoso, Joana Pupo, Maria João Feio, Mário Montenegro, Miguel Lança, Pedro Andrade, Pedro Augusto, Rafaela Bidarra, Rui Simão, Tiago Serra.
Texto e Direcção Artística: Mário Montenegro.
Intérpretes: Joana Pupo, Mário Montenegro, Miguel Lança, Rafaela Bidarra.
Espaço Cenográfico e Imagem: Pedro Andrade.
Figurinos e Adereços: Joana Cardoso.
Banda Sonora e Operação de Som: Pedro Augusto.
Iluminação, Direcção de Montagem e Operação de Luz: Rui Simão Vídeo: Dinis Santos, Miguel Marinheiro Software Generativo: Tiago Serra, Victor Martins.
Registo e Edição Vídeo: João de Almeida.
Fotografia: Francisca Moreira Penteados: Carlos Gago.
Consultoria Científica: Maria João Feio.
Investigadores do IMAR-CMA que colaboraram na residência artística: Ana Gonçalves, Cristina Canhoto, João Carlos Marques, Manuel Graça, Maria João Feio, Maria Gabriel, Sónia Serra, Verónica Ferreira. Direcção de Produção: Alexandre Lemos.
Produção Executiva: Emanuel Botelho, Lígia Anjos.
As pinturas reproduzidas nos materiais gráficos são da autoria de Carlos Seabra.
APOIOS
A Escola da Noite, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto; Ilídio Design; MAFIA – Federação Cultural de Coimbra; RUC – Rádio Universidade de Coimbra; Teatro da Cerca de S. Bernardo, TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM O APOIO
IMAR-CMA – Instituto do Mar – Centro do Mar e Ambiente.
AGRADECIMENTOS
O projecto BCC é o culminar de uma residência artística no IMAR-CMA, onde acompanhámos essencialmente dois projectos da sua linha de investigação 2: o projecto PTDC/AAC-AMB/105297/2008 “Aquaweb”, coordenado por Maria João Feio, e o projecto PTDC/CLI/67180/2006, “Predicting the effect of global warming on stream ecosystems”, coordenado por Cristina Canhoto.
Agradecemos a colaboração do IMAR-CMA, especialmente a: Ana Gonçalves, Cristina Canhoto, João Carlos Marques, Manuel Graça, Maria João Feio, Maria Gabriel, Sónia Serra, Verónica Ferreira. Agradecemos também a Nicolai Sarbib, Carlos Seabra, Carlos Gago, Teresa Pato e a toda a equipa d’A Escola da Noite.
ESTRUTURA FINANCIADA
Ministério da Cultura/DGArtes
APRESENTAÇÕES
Teatro da cerca de São Bernardo, Coimbra - 16 a 20 de março (quarta a sábado) de 2011, 21h30 e 16h00.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Alexandre Lemos (Materia)
- Dinis Santos (Materia)
- Emanuel Botelho (Materia)
- Joana Pupo (Materia)
- Maria João Feio (Materia)
- Miguel Lança (Materia)
- Pedro Andrade (Materia)
- Rafaela Bidarra (Materia)
- Rui Simão (Materia)
- Tiago Serra (Materia)
- Miguel Marinheiro (Materia)
- Victor Martins (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
- Ana Gonçalves (Materia)
- Cristina Canhoto (Materia)
- João Carlos Marques (Materia)
- Manuel Graça (Materia)
- Maria Gabriel (Materia)
- Sónia Serra (Materia)
- Verónica Ferreira (Materia)
- Lígia Anjos (Materia)
- Carlos Seabra (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- Joana Cardoso (Materia)
- João de Almeida (Materia)
- Pedro Augusto (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.