Subsecção 17 - BCC blind carbon copy

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Zona de identificação

Código de referência

PT PT-MARIONET A-17

Título

BCC blind carbon copy

Data(s)

  • 2011 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(2000)

História administrativa

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Está no ADN da Marionet formular perguntas e procurar responder-lhes, mesmo que não o consiga, conjugando a dimensão subjectiva e emocional dos artistas com que trabalha com o olhar preciso e desconfiado dos cientistas que coloca no seu caminho. Para construir o BCC acompanhámos o Instituto do Mar – Centro do Mar e Ambiente durante quase dois anos, olhando com especial atenção a vida dentro dos rios, plural, complexa e ameaçada como a nossa.

BCC é a nossa reflexão sobre o importante tema das alterações climáticas e outras alterações importantes que cada um de nós provoca com a sua acção quotidiana.

Como num email em que não conhecemos os destinatários ocultos, a nossa vida parece muitas vezes estar a esconder de nós mesmos o essencial. Aparentemente translúcida como um riacho de água corrente, a nossa existência é parte de um caos impossível de compreender com o olhar.

A Humanidade está a tornar o planeta insuportável e quente, diriam os macro-invertebrados que vimos à lupa durante esta residência.

Já passaram mais de dois anos desde a primeira vez que visitámos o trabalho desenvolvido no grupo Freshwater Ecosystems and Catchment Areas do IMAR-CMA, quando nos surpreendemos pela primeira vez com a imensa vida existente nos rios e desenvolvemos consciência da fragilidade e complexidade destes ecossistemas e das constantes ameaças a que a Humanidade os expõe.

O fascínio pelo quase invisível mundo dos macroinvertebrados e a vontade de colocar as atenções no tema muito actual das alterações climáticas fez-nos persistir neste projecto e agora, finalmente, levá-lo a palco.

Durante a nossa residência neste centro de investigação fomos recolhendo amostras do trabalho científico aí desenvolvido para o trabalho que viríamos a compor. Fomos ao campo observar a relação entre os cientistas e os seus objectos de estudo, estivemos no laboratório a vê-los criar experiências controladas, apreendemos os seus métodos, os seus motivos, as suas visões do mundo, as suas dúvidas, as suas perguntas. E fomos estabelecendo as bases para a nossa própria experiência no nosso laboratório.

No momento em que iniciámos a fase final do nosso projecto, já a apontar a uma performance colectiva criada a partir dos materiais recolhidos e das experiências vividas, parecia inevitável dar a conhecer o microcosmo dos rios e da vida que os habita, pelo fascínio que nos provocou. Contudo, as variáveis da nossa experiência não foram completamente controladas, talvez assinalando aqui uma diferença fundamental entre arte e ciência, e o resultado é uma inesperada reflexão sobre o ser humano. Com a lupa a incidir numa caixa de petri com macroinvertebrados potencialmente ameaçados por um aumento global da temperatura média do planeta, descobrimo-nos a olhar para um espelho a tentar perceber as razões de fazermos como somos.”

O IMAR-CMA é uma unidade de investigação do consórcio Instituto do Mar criado em 1994. O IMAR-CMA, sediado na Universidade de Coimbra, é uma unidade classificada de Muito Bom por painéis internacionais da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os mais de 100 investigadores do IMAR trabalham em áreas complementares em estudos focados nos ecossistemas costeiros e das águas interiores. Os estudos da unidade de investigação fornecem respostas científicas e técnicas a entidades públicas e privadas relacionados com avaliação e gestão da qualidade ecológica; optimização do uso dos recursos hídricos; e desenvolvimento de estratégias de conservação biológica. A linha 2 do IMAR – Centro do Mar e Ambiente (Freshwater ecosystems and Catchment areas) desenvolve especificamente estudos relacionados com a decomposição de material foliar, a biomonitorização dos rio, e ainda a interacção entre os nemátodas e as plantas.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Alexandre Lemos, Dinis Santos, Emanuel Botelho, Joana Cardoso, Joana Pupo, Maria João Feio, Mário Montenegro, Miguel Lança, Pedro Andrade, Pedro Augusto, Rafaela Bidarra, Rui Simão, Tiago Serra.
Texto e Direcção Artística: Mário Montenegro.
Intérpretes: Joana Pupo, Mário Montenegro, Miguel Lança, Rafaela Bidarra.
Espaço Cenográfico e Imagem: Pedro Andrade.
Figurinos e Adereços: Joana Cardoso.
Banda Sonora e Operação de Som: Pedro Augusto.
Iluminação, Direcção de Montagem e Operação de Luz: Rui Simão Vídeo: Dinis Santos, Miguel Marinheiro Software Generativo: Tiago Serra, Victor Martins.
Registo e Edição Vídeo: João de Almeida.
Fotografia: Francisca Moreira Penteados: Carlos Gago.
Consultoria Científica: Maria João Feio.
Investigadores do IMAR-CMA que colaboraram na residência artística: Ana Gonçalves, Cristina Canhoto, João Carlos Marques, Manuel Graça, Maria João Feio, Maria Gabriel, Sónia Serra, Verónica Ferreira. Direcção de Produção: Alexandre Lemos.
Produção Executiva: Emanuel Botelho, Lígia Anjos.
As pinturas reproduzidas nos materiais gráficos são da autoria de Carlos Seabra.

APOIOS
A Escola da Noite, Câmara Municipal de Coimbra, Fundação Bissaya Barreto; Ilídio Design; MAFIA – Federação Cultural de Coimbra; RUC – Rádio Universidade de Coimbra; Teatro da Cerca de S. Bernardo, TEUC – Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA COM O APOIO
IMAR-CMA – Instituto do Mar – Centro do Mar e Ambiente.

AGRADECIMENTOS
O projecto BCC é o culminar de uma residência artística no IMAR-CMA, onde acompanhámos essencialmente dois projectos da sua linha de investigação 2: o projecto PTDC/AAC-AMB/105297/2008 “Aquaweb”, coordenado por Maria João Feio, e o projecto PTDC/CLI/67180/2006, “Predicting the effect of global warming on stream ecosystems”, coordenado por Cristina Canhoto.

Agradecemos a colaboração do IMAR-CMA, especialmente a: Ana Gonçalves, Cristina Canhoto, João Carlos Marques, Manuel Graça, Maria João Feio, Maria Gabriel, Sónia Serra, Verónica Ferreira. Agradecemos também a Nicolai Sarbib, Carlos Seabra, Carlos Gago, Teresa Pato e a toda a equipa d’A Escola da Noite.

ESTRUTURA FINANCIADA
Ministério da Cultura/DGArtes

APRESENTAÇÕES
Teatro da cerca de São Bernardo, Coimbra - 16 a 20 de março (quarta a sábado) de 2011, 21h30 e 16h00.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação permanente.

Ingressos adicionais

Não previstos.

Sistema de organização

Ordenação alfabética das séries.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Locais

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Atualização dezembro de 2023.
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

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