Área de identidad
Código de referencia
Título
Fecha(s)
- 2017 | 2019 (Creación)
Nivel de descripción
Volumen y soporte
Área de contexto
Nombre del productor
Historia administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Institución archivística
Historia archivística
Origen del ingreso o transferencia
Área de contenido y estructura
Alcance y contenido
A Clara e o Fernando não se conhecem.
O Fernando quer conhecer a Clara mas ela não quer conhecê-lo pois não gosta dele.
O Fernando insiste pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro.
Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta.
Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que não. Decidem então descobrir onde fica a glândula da Clara, que estará algures dentro dela.
A Glândula Secreta tem por tema os sistemas que compõem os nossos corpos e cujo funcionamento articulado nos permite viver. Somos intrincados. Sustentamo-nos num corpo complexo e pouca atenção dispensamos a conhecer o modo como funcionamos. E isso é surpreendente pela enorme importância que damos ao facto de estarmos vivos.
Se por um lado existe uma fronteira bem demarcada entre um indivíduo e o que o rodeia, por outro existe uma extensa fronteira entre o indivíduo e o seu interior. Nós existimos aí, nesse espaço inter-fronteiriço. ?Há processos que ocorrem continuamente em nós durante esta tarefa permanente de nos mantermos vivos.
A Glândula Secreta procura aproximar as pessoas da estrutura e funcionamento dos seus corpos, aprofundando a sua perceção sobre o que somos e como somos. É uma peça transversal a todas as idades, mas com o público jovem como especial destinatário, tentando ir ao encontro das suas questões quando elas ardem com mais ímpeto.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Laetitia Morais, Lucília Raimundo, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Rui Simão.
Texto e encenação: Mário Montenegro.
Interpretação: Filipe Eusébio, Lucília Raimundo.
Cenografia, figurinos, adereços: Pedro Andrade.
Iluminação e direção técnica: Rui Simão.
Vídeo: Laetitia Morais.
Música e sonoplastia: Marcelo dos Reis.
Imagem: Pedro Andrade e João Sarnadas.
Produção Executiva e fotografia de cena: Francisca Moreira.
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design.
Co-produção: Marionet / Convento São Francisco – CMC.
Parceria: CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Ler+ Ciência (2019).
Apoios: A Escola da Noite, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente, RUC.
Financiamento: Direção-Geral das Artes (2019).
APRESENTAÇÕES
Convento São Francisco, Coimbra.
Estreia 2017: 2 de março - 15h00(*) e 21h30 | 3 de março - 15h00(*) e 21h30 | 4 de março - 16h00(**).
(*) Sessões para escolas.
(**) A sessão de sábado tem incluída a oficina Dar Corpo ao Cérebro.
Reposição 2019:
Público Geral: 25 de Janeiro e 1 de Fevereiro - 21h30 | 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro - 16h00 (*).
Escolas e Instituições: 24, 28-31 de Janeiro - 10h00 | 24, 25, 28 Janeiro a 1 de Fevereiro - 14h30.
(*) As sessões de Sábado têm incluída a oficina Dar Corpo ao Cérebro.
Centro de Artes de Águeda - 30 de maio de 2019, 10h30.
Classificação etária: maiores de 6 anos.
Valorización, destrucción y programación
Acumulaciones
Sistema de arreglo
Área de condiciones de acceso y uso
Condiciones de acceso
Condiciones
Idioma del material
Escritura del material
Notas sobre las lenguas y escrituras
Características físicas y requisitos técnicos
Instrumentos de descripción
Área de materiales relacionados
Existencia y localización de originales
Existencia y localización de copias
Unidades de descripción relacionadas
Área de notas
Identificador/es alternativo(os)
Puntos de acceso
Puntos de acceso por materia
Puntos de acceso por lugar
Puntos de acceso por autoridad
- Marionet (Creador)
- Lucília Raimundo (Materia)
- Filipe Eusébio (Materia)
- Pedro Andrade (Materia)
- Mário Montenegro (Materia)
- Francisca Moreira (Materia)
- Laetitia Morais (Materia)
- Marcelo dos Reis (Materia)
- Rui Simão (Materia)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Materia)
- João Sarnadas (Materia)
Tipo de puntos de acceso
Área de control de la descripción
Identificador de la descripción
Identificador de la institución
Reglas y/o convenciones usadas
Estado de elaboración
Nivel de detalle
Fechas de creación revisión eliminación
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.