Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2017 | 2019 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A Clara e o Fernando não se conhecem.
O Fernando quer conhecer a Clara mas ela não quer conhecê-lo pois não gosta dele.
O Fernando insiste pois gosta dela, mas a Clara mostra ao Fernando que é um monstro.
Mesmo assim ele gosta disso e tenta aproximar-se. Ela não gosta.
Então o Fernando revela que tem um mapa secreto que indica onde fica a glândula que nos faz gostar dos outros. Ele acha que a Clara pode ter um problema aí, mas ela reclama que não. Decidem então descobrir onde fica a glândula da Clara, que estará algures dentro dela.
A Glândula Secreta tem por tema os sistemas que compõem os nossos corpos e cujo funcionamento articulado nos permite viver. Somos intrincados. Sustentamo-nos num corpo complexo e pouca atenção dispensamos a conhecer o modo como funcionamos. E isso é surpreendente pela enorme importância que damos ao facto de estarmos vivos.
Se por um lado existe uma fronteira bem demarcada entre um indivíduo e o que o rodeia, por outro existe uma extensa fronteira entre o indivíduo e o seu interior. Nós existimos aí, nesse espaço inter-fronteiriço. ?Há processos que ocorrem continuamente em nós durante esta tarefa permanente de nos mantermos vivos.
A Glândula Secreta procura aproximar as pessoas da estrutura e funcionamento dos seus corpos, aprofundando a sua perceção sobre o que somos e como somos. É uma peça transversal a todas as idades, mas com o público jovem como especial destinatário, tentando ir ao encontro das suas questões quando elas ardem com mais ímpeto.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Laetitia Morais, Lucília Raimundo, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Rui Simão.
Texto e encenação: Mário Montenegro.
Interpretação: Filipe Eusébio, Lucília Raimundo.
Cenografia, figurinos, adereços: Pedro Andrade.
Iluminação e direção técnica: Rui Simão.
Vídeo: Laetitia Morais.
Música e sonoplastia: Marcelo dos Reis.
Imagem: Pedro Andrade e João Sarnadas.
Produção Executiva e fotografia de cena: Francisca Moreira.
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design.
Co-produção: Marionet / Convento São Francisco – CMC.
Parceria: CNC – Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, Ler+ Ciência (2019).
Apoios: A Escola da Noite, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio Design Cabeleireiros, MAFIA – Federação Cultural de Coimbra, TAGV – Teatro Académico de Gil Vicente, RUC.
Financiamento: Direção-Geral das Artes (2019).
APRESENTAÇÕES
Convento São Francisco, Coimbra.
Estreia 2017: 2 de março - 15h00(*) e 21h30 | 3 de março - 15h00(*) e 21h30 | 4 de março - 16h00(**).
(*) Sessões para escolas.
(**) A sessão de sábado tem incluída a oficina Dar Corpo ao Cérebro.
Reposição 2019:
Público Geral: 25 de Janeiro e 1 de Fevereiro - 21h30 | 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro - 16h00 (*).
Escolas e Instituições: 24, 28-31 de Janeiro - 10h00 | 24, 25, 28 Janeiro a 1 de Fevereiro - 14h30.
(*) As sessões de Sábado têm incluída a oficina Dar Corpo ao Cérebro.
Centro de Artes de Águeda - 30 de maio de 2019, 10h30.
Classificação etária: maiores de 6 anos.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Lucília Raimundo (Assunto)
- Filipe Eusébio (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Laetitia Morais (Assunto)
- Marcelo dos Reis (Assunto)
- Rui Simão (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
- João Sarnadas (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.