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Código de referência
Título
Data(s)
- 2009 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
O que queremos nós das estrelas?
Coincidindo com a efeméride do Ano Internacional da Astronomia que se assinala em 2009, ano em que se cumprem 400 anos sobre a primeira vez que Galileu apontou uma luneta para o céu, sentimo-nos motivados a criar um objecto artístico que, partindo daquela disciplina científica, reflectisse sobre o conhecimento que temos do mundo e de nós próprios.
Partindo da relação de distância entre observador e observado existente na Astronomia, procurámos reproduzir num espectáculo essa relação “à distância” entre nós e o universo. Surgiu assim, em 2008, o espectáculo Olhar O Longe . Olhar O Antes (OOLOOA), que decorria simultaneamente em dois locais distantes, o terraço da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e o centro da ponte pedonal sobre o rio Mondego. O público assistiu ao espectáculo no tabuleiro da ponte e a ligação à acção a decorrer no terraço da biblioteca era concretizada por vários telescópios apontados para esse local.
[zoom] é uma ampliação de OOLOOA. Como consequência do trabalho artístico desenvolvido naquele projecto temos a intenção de aproximar as pessoas da acção que ali decorria à distância. Se tivermos em atenção as considerações traçadas acima sobre o recuar no tempo através da observação astronómica de corpos a distâncias muito grandes, [zoom] é também uma viagem para trás no tempo. Se em OOLOOA, a propósito da Astronomia, levantámos a questão do desfasamento de tempo provocado pela distância, pelo espaço, em [zoom] vamos mais longe e ultrapassamos esse espaço, damos um para trás no tempo – como num “wormhole”.
O conteúdo temático de [zoom] retoma e desenvolve o desdobramento conceptual e narrativo explorado no processo de construção de OOLOOA, incidindo na improvisação sobre o mito de Perseu numa das variantes que nos chegou da Antiguidade Grega, sobre as constelações associadas ao mito, e sobre alguns conceitos fundamentais do universo como o tempo, a luz, o infinito. Naquele outro trabalho criou-se uma constelação artística que foi apresentada durante um mês num local inacessível para o público, como se fora uma constelação a milhares de milhões de anos-luz. Agora fazemos [zoom] sobre essa constelação, recuamos no tempo ao trazê-la para o presente.
FICHA TÉCNICA
Texto e direcção: Mário Montenegro.
Discussão e Ideias: Alexandre Lemos, Anabela Fernandes, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Rui Capitão e Rui Simão.
Espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem: Pedro Andrade.
Sonoplastia: Rui Capitão.
Iluminação: Rui Simão.
Intérpretes: Alexandre Lemos, Anabela Fernandes e Mário Montenegro.
Vídeo original: Francisco Queimadela, Mariana Caló e Alexandre Lemos.
Edição vídeo: António Gonçalves.
Operação Video: Laetitia Morais.
Fotografia: Francisca Moreira.
Produção Executiva: Alexandre Lemos, Marta Furtado.
Produção MARIONET 2009
APOIOS
A Escola da Noite, Teatro da Cerca de S. Bernardo, Teatro Académico de Gil Vicente, Mafia – Federação Cultural de Coimbra, Ilídio Design, O Teatrão, UZI Filmes, Livraria XM, RUC, TEUC, AIA2009.
APRESENTAÇÕES
Teatro Académico de Gil Vicente, Coimbra - 15 a 17 de abril de 2009, 21h30.
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra - 14 a 17 de outubro de 2009, 21h30.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Alexandre Lemos (Assunto)
- Anabela Fernandes (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Rui Capitão (Assunto)
- Rui Simão (Assunto)
- Mariana Caló (Assunto)
- António Gonçalves (Assunto)
- Francisco Queimadela (Assunto)
- Laetitia Morais (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Marta Furtado (Assunto)
Pontos de acesso de género
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Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização janeiro de 2024.
Atualizado fevereiro de 2024.
Atualização março de 2024.