Zona de identificação
Código de referência
Título
Data(s)
- 2023 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
Fonte imediata de aquisição ou transferência
Zona do conteúdo e estrutura
Âmbito e conteúdo
A Joana adora séries. Enquanto assistia, no sofá, à série favorita do seu namorado, viveu a sua primeira crise epiléptica. Muita coisa mudou a partir desse momento. No trabalho, no modo como se vê a si mesma, na relação com o namorado. Jorge é o namorado da Joana. A coincidência na letra inicial do nome dos dois parece ter sido apenas isso, uma coincidência. Já o nome da médica que acompanha a Joana não é coincidência, é diferente, começa por M. A partir de testemunhos reais, imaginámos esta história, com pessoas que têm, tratam e investigam a epilepsia.
Em “O Algoritmo da Epilepsia” as coincidências existem. Existem, sobretudo, probabilidades. Para que algo realmente aconteça, é condição suficiente a sua probabilidade ser maior que zero – ter epilepsia, ganhar o Euromilhões, ou terminar uma relação. A realidade é a concretização, ou não, dessas probabilidades.
O desafio do Jorge, informático, é tentar agarrar o funcionamento do cérebro da Joana num algoritmo, para tentar prever o momento das suas crises. Mas o cérebro humano tem 86 mil milhões de neurónios, permanentemente a fazer e desfazer ligações. Do mesmo modo que não é fácil prever com precisão uma crise, também não é fácil controlar para que direção nos move o coração que temos na cabeça.
“O Algoritmo da Epilepsia” é foi um espetáculo que surgiu no contexto de mais um cruzamento entre Teatro e Ciência.
Neste sentido, a Marionet aceitou o desafio de Mauro Pinto, do Departamento de Engenharia Informática da Universidade de Coimbra, para a criação da peça, uma vez que este investigador trabalha no campo da aplicação de ferramentas de Inteligência Artificial a casos de doença epiléptica.
Durante os ensaios e a escrita do texto recebemos contribuições científicas, no seio do Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra, mas também de doentes e profissionais de saúde. Abrimos ainda este processo preliminar à participação pública, através de um questionário online, por forma a melhor percebermos a multiplicidade de possíveis ângulos de abordagem a este tema.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Catarina Moita, Francisca Moreira, Guilherme Pompeu, Inês Dias, Mário Montenegro, Mauro Pinto, Miguel Tavares, Omar Costa Hamido, Teosson Chau
Texto: Catarina Moita, Inês Dias, Mário Montenegro, Mauro Pinto, Teosson Chau
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Catarina Moita, Inês Dias, Teosson Chau
Direção Técnica e Iluminação: Guilherme Pompeu
Música: Omar Costa Hamido
Cenografia, Figurinos e Imagem. Pedro Andrade
Vídeo: Miguel Tavares
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Carolina Andrade, Vicente Paredes
Comunicação: Carolina Andrade
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Interpretação LGP: Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Vídeo e Fotografias Promocionais: Tiago Cerveira
Fotografia: Francisca Moreira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Teatro da Cerca de São Bernardo
APOIO
First Foundation Project; Feedzai; República Portuguesa — Cultura / Direção-Geral das Artes; Câmara Municipal de Coimbra; MAFIA — Federação Cultural de Coimbra; Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC); Departamento de Engenharia; Informática; Ilídio Design Cabeleireiros; Rádio Universidade de Coimbra; Antena 2; A Escola da Noite; Universidade de Coimbra; Centro Hospitalar e Universitário Coimbra.
APRESENTAÇÕES
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra - 28 de junho a 2 de julho
Horários: 28, quarta-feira - 21h30; 29 e 30, quinta e sexta-feira - 19h00; 1, sábado - 21h30; 2, domingo - 16h00.
Classificação etária: M/14
Duração: aprox. 1h
Bilhetes: €5 a €10
Coprodução: Marionet / TCSB
Espetáculo com interpretação em língua gestual portuguesa
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Nota
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Carolina Costa Andrade (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Vicente Paredes (Assunto)
- Tiago Cerveira (Assunto)
- João Cunha (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Catarina Moita (Assunto)
- Guilherme Pompeu (Assunto)
- Inês Dias (Assunto)
- Mauro Pinto (Assunto)
- Miguel Tavares (Assunto)
- Omar Costa Hamido (Assunto)
- Teosson Chau (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização abril de 2024.