Subsecção 22 - MIM – My Inner Mind

Postal convite1: MIM – My Inner Mind Postal convite2: MIM – My Inner Mind Postal convite3: MIM – My Inner Mind Canal Superior: Semana da C&T traz Bosão de Higgs, Tweetup e viagens pelo Google Earth OSSO Onze: MIM – My Inner Mind Diário As Beiras: Destaques Diário As Beiras: A Marionet a olhar o cérebro no Centro de Neurociências Diário de Coimbra: Marionet estreia novo espectáculo Estado da Arte: My Inner Mind, pela companhia Marionet, no Centro de Neurociências, em Coimbra Gazeta dos Artistas: "MIM - My Inner Mind" no Centro de Neurociências e Biologia Celula... Manuel Portela: MIM (lembrando-me de) NANO T: uma memória pós-teatro após o teatro RCM Pharma: Teatro "à solta" no Centro de Neurociências e Biologia Celular da UC Guia de Lazer: Espectáculos e Exposições Via Latina: Às voltas com o cérebro Folha de sala (caixa do jogo de memória): MIM – My Inner Mind Folha de sala (frente dos cartões do jogo da memória): MIM – My Inner Mind Folha de sala (verso dos cartões do jogo da memória): MIM – My Inner Mind Cartão: MIM – My Inner Mind Flyer finissage: MIM – My Inner Mind Cartaz 1: My Inner Mind Cartaz 2: My Inner Mind Cartaz 3: My Inner Mind Folha de sala: My Inner Mind Mupi: My Inner Mind Figurino Filipe Eusébio (com bata): MIM - My Inner Mind
Resultados 1 a 25 de 47 Mostrar tudo

Zona de identificação

Código de referência

PT PT-MARIONET A-22

Título

MIM – My Inner Mind

Data(s)

  • 2012 (Produção)

Nível de descrição

Subsecção

Dimensão e suporte

Zona do contexto

Nome do produtor

(2000)

História administrativa

Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.

Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Uma criação sobre o modo como o ser humano tem consciência de si e do mundo, e das investidas que faz no sentido de perceber essa sua forma de funcionar, no sentido de se conhecer melhor. O cérebro a olhar para o cérebro.

De Janeiro a Julho de 2010 a MARIONET foi um dos 10 candidatos seleccionados para uma realizar uma residência artística no âmbito do programa Rede de Residências – Experimentação Arte | Ciência e Tecnologia da responsabilidade conjunta da Ciência Viva e da DGArtes. A nossa residência decorreu no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra (CNC), onde pudemos acompanhar diariamente as rotinas e projectos de alguns dos grupos daquele centro de investigação. O facto da nossa estadia ali ter sido uma “residência residente”, por nos ter sido cedido um espaço próprio dentro do centro para desenvolvermos o nosso trabalho, permitiu-nos uma interacção prolongada com o objecto do nosso estudo artístico, o que resultou numa enorme quantidade de materiais recolhidos, muitos dos quais não foram utilizados nos objectos artísticos criados no âmbito daquele programa. É este acervo de materiais criativos, juntamente com a relação próxima entretanto estabelecida com o CNC, que está na génese da criação de MIM – My Inner Mind.

MIM é uma peça sobre cérebros. Cérebros que usam o cérebro, cérebros que estudam o cérebro, cérebros que criam, cérebros que percepcionam, que recordam, que experimentam, que se emocionam, que aprendem, enfim, cérebros que vivem.
É também uma peça sobre a memória e o seu reverso, o esquecimento, e foi criada com a intenção de se transformar numa experiência para quem assiste. Uma experiência cerebral e sensorial invocando recordações pessoais e criando novas memórias.
A peça é um percurso pela memória e o esquecimento através das instalações do CNC.

Ao longo do percurso será possível encontrar memórias de outros tempos, outros lugares, outras pessoas, muitas delas que fomos recolhendo nas últimas semanas num repositório de pequenos objectos carregados de recordações a que chamámos Memorião. E, claro, a memória muito presente do dia a dia do centro de investigação na sua procura permanente de conhecer melhor como somos o que somos.

Ao contrário do habitual em eventos performativos, será permitido fotografar e filmar durante as apresentações, oferecendo a possibilidade às pessoas de guardar memórias da peça usando os aparelhos tecnológicos que todos transportamos hoje em dia. É nossa intenção, aliás, que o público contribua para a construção da memória da peça através dessas suas gravações, e iremos tentar depois recolher todos esses contributos e olhares pessoais.

FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e ideias: Alexandre Lemos, Filipe Eusébio, José Miguel Pereira, Lígia Anjos, Lucília Raimundo, Mafalda Oliveira, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Marta Félix, Pedro Andrade;
Textos e interpretação: Filipe Eusébio, Lucília Raimundo, Mário Montenegro;
Encenação: Mário Montenegro;
Espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem: Pedro Andrade;
Música e interpretação: José Miguel Pereira, Marcelo dos Reis;
Iluminação e direcção técnica: Mafalda Oliveira;
Assistência de montagem: João Castro Gomes, Rui Capitão;
Fotografia: Francisca Moreira;
Registo e edição video: Ana Félix;
Penteados: Carlos Gago;
Produção executiva: Alexandre Lemos, Marta Félix, Teresa Girão (CNC).
Uma produção MARIONET 2012.

APRESENTAÇÕES
Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra - 21 de Novembro a 1 de Dezembro (4ª a Sábado) às 21h30.

Bilhetes: Normal - 10€ | Estudantes, profissionais das artes e das ciências - 6€

APOIOS
Câmara Municipal de Coimbra, Centro de Neurociências e Biologia Molecular da Universidade de Coimbra, Dolce Vita, Governo de Portugal – Direcção-Geral das Artes, Fundação Bissaya Barreto, Ilídio design, MAFIA, Mau Feitio, PCP, RUC.

AGRADECIMENTOS
Ana Ledo, Ana Luísa Cardoso, Ana Maria Silva, Ana Santos Carvalho, Ângela Inácio, Augusto Monteiro, Bernardo Monteiro, Bonifrates, Bruno Carreira, Catarina Resende de Oliveira, Célia Aveleira, CITAC, CITEC, Cláudia Pereira, Diana Graça, Djalme Neves, Francisca Eiriz, Francisca Moreira, Francisco Oliveira, Gabriela Monteiro, Gabriel Costa, Inês Morte, Isabel Dantas, Isabel Onofre, Joana Vindeirinho, João Gonçalves, João Pedro Carvalho, Lígia Anjos, Luísa Cortes, Maria Joana Guimarães Pinto, Marta Baptista, Mário Henriques, Nuno Patinho, Paula Canas, Patrícia Lopes, Pedro Costa, Pedro Medeiros, Ricardo Trindade, Rita Perfeito, Sandra Morais Cardoso, Sara Amaral, Susana Sampaio, Teresa Girão, Teatro do Morcego, Vera Francisco.

Avaliação, selecção e eliminação

Conservação permanente.

Ingressos adicionais

Não previstos,

Sistema de organização

Ordenação alfabética das séries.

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Zona das notas

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Assuntos

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Nível de detalhe

Datas de criação, revisão, eliminação

Atualização dezembro de 2023.
Atualização janeiro de 2024.
Atualização fevereiro de 2024.

Línguas e escritas

Fontes

Zona da incorporação

Assuntos relacionados

Pessoas e organizações relacionadas

Géneros relacionados