Zone d'identification
Type d'entité
Forme autorisée du nom
Forme(s) parallèle(s) du nom
Forme(s) du nom normalisée(s) selon d'autres conventions
Autre(s) forme(s) du nom
Numéro d'immatriculation des collectivités
Zone de description
Dates d'existence
Historique
Lieux
Statut juridique
Fonctions et activités
Textes de référence
Organisation interne/Généalogie
Contexte général
Natural de Torino, Maria Rosa Menzio licenciou-se (cum laude) em Ciências Matemáticas pela Universidade de Torino. Investigadora bolseira do C.N.R. descobre com o professor W. M. Tulczjew o Teorema Menzio-Tulczjew no campo da geometria simplética. Especializa-se em Filosofia da Ciência, após o que começa a escrever, inicialmente poesia, tendo publicado Ombre (1986) e Sette leghe alle soglie di Atlantide (1992). Começa a escrever para cena com “Soledad” no Teatro Juvarra de Torino em 1990 e em 1994 com “Fausta” para o Teatro Erba de Torino, que foi finalista do prémio Candoni-Arta Terme.
Está ligada, a partir de 2000 ao projecto ”Teatro e Scienza” onde encena os seus textos “Mangiare il mondo” (2000), “Padre Saccheri” (?2002), “Fibonacci” (2003), “Il Mulino” (2006), “Cardano” (2007), “Carteggio celeste” (2007), “Senza fine” (2008), “Boccardi” (2009), “Vita a giudizio” (2010), “Omar” (2011), “Fibonacci (la ricerca)” (2013), “L’Oro Bianco di Dresda” (2014) e “Il signor Leblanc” (2015). Recebeu os prémios “Fondi-La Pastora” (1996-2003), “Science on stage” (2005), “Portovenere teatro donna” (2005), “Creative Culture 2010”, “Perlascena”? (2013) e “Castelnuovo (AT)”.
Tem feito numerosas encenações, é professora de “Teatro e Ciência” na escola Holden e no Mestrado em Comunicação Científica da Universidade de Cagliari. Foi Directora Artística da Unione Collina Torinese, posteriormente da Fondazione ECM, depois da Santena e presentemente da Associação “Teatro e Scienza”.
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Occupations
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Statut
Niveau de détail
Dates de production, de révision et de suppression
Langue(s)
- portugais