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Código de referência
Título
Data(s)
- 2023 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
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Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
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Âmbito e conteúdo
Durante anos, uma parte do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra serviu de apoio ao estudo sobre as propriedades medicinais de muitas plantas, que eram organizadas em canteiros numa zona do Jardim a que se chamava Escolas Médicas. Neste contexto, imaginamos que existe um projeto de reativação destas Escolas Médicas em que intervêm duas pessoas: um jardineiro e uma farmacêutica. À medida que se vão conhecendo mutuamente e constroem um plano para os canteiros de plantas medicinais, dão-nos a conhecer características e propriedades de algumas das plantas que estudam e tratam. No entanto, nem tudo são rosas neste jardim…
“Contra-indicações” integrou a programação do RE/FORMA, um evento multidisciplinar que visou celebrar os 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra — uma parceria entre o Jardim Botânico, a Blue House e o Jazz ao Centro Clube.
O espetáculo teve interpretação em língua gestual portuguesa.
Um dos temas sobre o qual iniciámos uma pesquisa no contexto do nosso Laboratório do Desconhecimento é o da criação e uso de medicamentos e da interação planta-medicamento.
Não é despicienda a presença da medicamentação nas nossas vidas. E? comum, de modo mais ou menos regular, procurarmos a alteração ou o equilíbrio fisiológico do nosso organismo através da ingestão de comprimidos, do uso de pomadas ou da injeção de fármacos. Todas/os nós, nesta parte do mundo em que nos encontramos, estamos familiarizada/os com as práticas de receita de medicamentos por profissionais de saúde, e temos a certeza de encontrarmos uma farmácia em qualquer vila ou cidade. Em Portugal existe uma farmácia por cada 3000 habitantes.
A ingestão de medicamentos está culturalmente enraizada, naturalmente pela importância que atribuímos à nossa saúde e também pela eficácia comprovada de muitos medicamentos no tratamento de doenças ou no alívio de sintomas.
Os medicamentos podem ser sintetizados em laboratório ou extraídos de elementos naturais. Sempre existiu uma relação próxima entre a Medicina, a Farmacologia e a Bota?nica, no estudo e investigação das propriedades terapéuticas de muitas plantas. O Jardim Botánico da Universidade de Coimbra tem, desde a sua fundação, uma secção chamada Escolas de Sistemática, criada para o estudo da Botánica, em que se inclui a Escola Médica, um conjunto de canteiros com plantas de características medicinais e aromáticas.
No contexto do nosso Laboratório, estudámos e refletimos sobre estes processos de ligação e interação entre as substâncias químicas presentes na natureza e a composição bioquímica dos nossos corpos. Numa primeira fase da investigação, incidimos particular atenção na interação planta-medicamento — as possíveis interferências da ingestão de substâncias naturais com o uso de medicamentos. Este é um campo científico de estudo, que assume particular relevância em cenários de automedicação com produtos naturais a par de medicação receitada, como acontece em com alguma frequência em doenças de foro cancerígeno. Há substâncias de consumo comum, como o sumo de laranja ou o alho, que interagem com muita medicação, podendo provocar alterações à eficácia desta última ou até complicações de saúde. Partindo de bases de dados com registos destas interações e com relatos de casos clínicos de pessoas que foram afetadas, procurámos descobrir dramaturgias que refletissem sobre a interação dos nossos corpos — aglomerados de substâncias químicas — com outros elementos químicos que nos rodeiam.
A apresentação do espetáculo Contra-indicações aconteceu no Jardim Botánico da Universidade de Coimbra, em estreita relação espacial e temática com as Escolas Médicas, envolve a consultoria da equipa científica do Jardim, que se junta à equipa criativa da Marionet, num processo de reflexão e criação de um espetáculo a partir de um tema científico habitual na companhia. Esta apresentação está integrada no RE/FORMA, um evento multidisciplinar que visa celebrar os 250 anos da Reforma Pombalina na Universidade de Coimbra.
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA
Discussão e Ideias: Beatriz Boleto, Carolina Andrade, Filipe Eusébio, Francisca Moreira, Marcelo dos Reis, Mário Montenegro, Pedro Andrade, Vicente Paredes
Texto: Carolina Andrade, Mário Montenegro
Encenação: Mário Montenegro
Interpretação: Beatriz Boleto, Filipe Eusébio
Música e Sonoplastia ao Vivo: Marcelo dos Reis
Figurinos: Carolina Andrade
Imagem: Pedro Andrade
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design Cabeleireiros
Apoio Técnico: Blue House
Interpretação LGP: Jéssica Ferreira — Associação de Tradutores e Intérpretes de Língua Gestual Portuguesa
Direção de Produção: Francisca Moreira
Produção Executiva: Carolina Andrade, Vicente Paredes
Comunicação: Carolina Andrade
Vídeo e Fotografias Promocionais: Tiago Cerveira
Fotografia: Francisca Moreira
Registo de Vídeo: João Cunha
Coprodução: Marionet | Blue House | Jardim Botânico da Universidade de Coimbra
APOIO
República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes
Câmara Municipal de Coimbra
MAFIA – Federação Cultural de Coimbra
Ilídio Design Cabeleireiros
Jazz ao Centro Clube
Rádio Universidade de Coimbra
AGRADECIMENTOS
Teresa Girão, José Gomes e Maria Alice Oliveira
APRESENTAÇÕES
Estufa Tropical do Jardim Botânico da Universidade de Coimbra - 26 de março de 2023, 17h00
Classificação etária: M/6
Duração: aprox. 45m
Bilhetes: Entrada gratuita
Espetáculo com interpretação em língua gestual portuguesa.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Nota
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Carolina Costa Andrade (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Vicente Paredes (Assunto)
- Tiago Cerveira (Assunto)
- João Cunha (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Marcelo dos Reis (Assunto)
- Beatriz Boleto (Assunto)
- Filipe Eusébio (Assunto)
- Blue House (Assunto)
Pontos de acesso de género
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Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização abril de 2024.