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Código de referência
Título
Data(s)
- 2014 (Produção)
Nível de descrição
Dimensão e suporte
Zona do contexto
Nome do produtor
História administrativa
Nascida em 2000, a Marionet é uma companhia de teatro de Coimbra com um trabalho continuado de cruzamento das artes performativas com a ciência. Desenvolve criações artísticas originais a partir de temas científicos, realiza investigação na área da intersecção artes performativas-ciência, promove trabalhos artísticos colaborativos com cientistas, participa em projectos de formação avançada em centros de investigação científica e está envolvida em projectos de ciência participativa.
Em 2010 foi seleccionada para companhia residente, durante sete meses, no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra, no âmbito do Programa Rede de Residências da DGArtes e Agência Ciência Viva. Desde então a companhia tem colaborado com este centro de investigação em actividades de promoção da ciência, no seu programa de formação avançada em biologia experimental e biomedicina na área de comunicação da ciência, assim como em vários projectos artísticos.
Em 2012 iniciou o Centro de Documentação em Artes Performativas e Ciência, um repositório de peças teatrais e ensaios sobre o cruzamento entre estas duas áreas do conhecimento. Em 2015 a actividade da companhia foi financiada pelo cientista e escritor norte-americano Carl Djerassi. Destaca-se também, entre 2009 e 2016, a participação na Noite Europeia dos Investigadores, em parceria com o Museu da Ciência da Universidade de Coimbra, com a criação de peças de teatro em colaboração com cientistas.
Entidade detentora
História do arquivo
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Âmbito e conteúdo
Em 1872 Charles Darwin publicou a sua obra “The Expression of the Emotions in Man and Animals” onde apresenta o seu estudo sobre a relação entre as expressões faciais e estados emotivos de pessoas e animais. Uma das fontes para a sua investigação foi o trabalho do médico e fisiólogo francês Guillaume Duchenne que na sua obra “Mecanisme de la Physionomie Humaine” apresenta o resultado das suas experiências onde aplicava choques eléctricos em determinadas zonas da cara de pacientes para identificar os músculos envolvidos na expressão de determinadas emoções. A sua obra é acompanhada por imagens fotográficas das experiências, que Duchenne considerava o melhor método para o registo deste seu trabalho. Foram estas imagens que Darwin, uns anos depois, utilizou numa experiência num serão caseiro com um grupo de amigos, pedindo-lhes para identificar a emoção na expressão dos pacientes das imagens de Duchenne. Os resultados da investigação de Darwin apontam para uma universalidade no reconhecimento das emoções ditas básicas (tristeza, raiva, surpresa, medo, nojo, desprezo, alegria).
Os modos de expressão e comunicação entre seres humanos têm evoluído de modo drástico nos últimos anos. Na altura das experiências de Duchenne a câmara fotográfica era invenção recente, introduzindo um novo suporte para a comunicação de imagem que Duchenne rapidamente adoptou. Hoje, a par dos modos de comunicação à distância em que criamos e desfazemos laços sem olharmos as rugas do outro na cara, temos a criação de alter-egos computacionais, avatares que vestimos e que utilizamos para nos relacionarmos com outros seres humanos e que já conseguem captar e reproduzir as nossas expressões em tempo real. Uma pele virtual.
Tendo como ponto de partida estas referências e as fotografias das experiências de Duchenne, a ideia base para a nossa “A Expressão das Emoções” foi a de criar um dispositivo experimental, para o qual, à semelhança de Darwin, convidamos o público, que leve à percepção e provoque a reflexão sobre os modos como nos comunicamos e nos exprimimos, sobre as cambiantes e os desvios entre a expressão de uma emoção e um estado emocional mental, sobre o que construímos com base naquilo que pensamos que o outro está a sentir.
Sendo o palco teatral um dispositivo criado e ainda frequentemente usado para a expressão de emoções, a nossa abordagem a este tema usando este suporte inclui necessariamente uma meta-análise sobre o meio de expressão e comunicação que é o teatro.
Em paralelo à peça de palco, e em torno do mesmo tema da expressão das emoções, desenvolveu-se o LabX – Laboratório Experimental de Fotografia, orientado pela fotógrafa Susana Paiva e com a participação de um grupo de onze voluntários, cujos primeiros resultados serão partilhados a par da apresentação da peça de teatro no Teatro da Cerca de São Bernardo. Constituem mais um conjunto de olhares, reflexões e provocações sobre o tema da expressão das emoções.
Será um conjunto de experiências intensas. A não perder. São só três dias, como o Carnaval.
SINOPSE
Um grupo de arqueólogos das emoções procura recuperar emoções do passado recorrendo a técnicas teatrais para a representação de emoções. Ao enorme desafio de recuperar sentimentos há muito vividos e desaparecidos, soma-se um outro, o de lidar com as próprias emoções no processo de investigação.
Como poderia dizer um ditado: quem mexe com as emoções, não sai incólume.
FICHA ARTÍSTICA E TÉNICA
Discussão e ideias: Beatriz Dias, Dara Couceiro, Guilherme Lima, Inês Almeida, Marcos Marques, Mário Montenegro, Miguel Silva, Paula Rita Lourenço, Pedro Andrade, Teresa Girão, Susana Paiva.
Interpretação: Beatriz Dias (*), Dara Couceiro (*), Guilherme Lima (*), Marcos Marques, Mário Montenegro, Miguel Silva*, Paula Rita Lourenço.
Texto e encenação: Mário Montenegro.
Espaço cenográfico, figurinos, adereços e imagem: Pedro Andrade.
Fotografia e orientação do LabX-Laboratório Experimental de Fotografia: Susana Paiva.
Banda sonora original: Marcelo dos Reis.
Iluminação e direcção técnica: Mafalda Oliveira.
Fotografia de cena: Francisca Moreira.
Penteados: Carlos Gago – Ilídio Design.
Produção executiva: Teresa Girão.
(*) estagiários – alunos do Curso Profissional de Artes do Espectáculo do Colégio de S. Teotónio.
Classificação etária: maiores de 12 anos
Bilhetes: Normal - 10€ | Estudantes, jovens, reformados, profissionais e amadores de teatro, profissionais de ciência, grupos de 10 ou mais pessoas 6€ | Grupos de 20 ou mais pessoas, entidades protocoladas TCSB (CMC, Sindicato dos Professores da Região Centro, Sindicato dos Trabalhadores do Grupo Caixa Geral de Depósitos, Círculo de Leitores) 5€ | Assinaturas TCSB: 5 Entradas, 30 Euros; 11 Entradas; 50 Euros.
Estrutura financiada por: Câmara Municipal de Coimbra
APOIOS
Fundação Bissaya Barreto; Ilidio Design Cabeleireiros; MAFIA – Federação Cultural de Coimbra; TCSB – Teatro da Cerca de São Bernardo; Bonifrates Grupo de Teatro; Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra; TEUC; Rómulo Centro Ciência Viva; Colégio de São Teotónio
APOIOS À DIVULGAÇÃO
Rádio Universidade de Coimbra; Dolce Vita Coimbra; Bloco de Esquerda Coimbra
AGRADECIMENTOS
A Escola da Noite, Condomínio Criativo de Coimbra, Rómulo – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, Laetitia Morais, Rui Telmo.
APRESENTAÇÕES
Teatro da Cerca de São Bernardo, Coimbra - 25 a 27 de novembro de 2014, 21h30.
Avaliação, selecção e eliminação
Ingressos adicionais
Sistema de organização
Zona de condições de acesso e utilização
Condições de acesso
Condiçoes de reprodução
Idioma do material
Script do material
Notas ao idioma e script
Características físicas e requisitos técnicos
Instrumentos de descrição
Zona de documentação associada
Existência e localização de originais
Existência e localização de cópias
Unidades de descrição relacionadas
Zona das notas
Identificador(es) alternativo(s)
Pontos de acesso
Pontos de acesso - Assuntos
Pontos de acesso - Locais
Pontos de acesso - Nomes
- Marionet (Produtor)
- Inês Almeida (Assunto)
- Pedro Andrade (Assunto)
- Susana Paiva (Assunto)
- Marcelo dos Reis (Assunto)
- Mafalda Oliveira (Assunto)
- Carlos Gago | Ilídio Design (Assunto)
- Mário Montenegro (Assunto)
- Francisca Moreira (Assunto)
- Teresa Girão (Assunto)
- Beatriz Dias (Assunto)
- Guilherme Lima (Assunto)
- Marcos Marques (Assunto)
- Miguel Silva (Assunto)
- Paula Rita Lourenço (Assunto)
- Dara Couceiro (Assunto)
Pontos de acesso de género
Zona do controlo da descrição
Identificador da descrição
Identificador da instituição
Regras ou convenções utilizadas
Estatuto
Nível de detalhe
Datas de criação, revisão, eliminação
Atualização janeiro de 2024.
Atualização março de 2024.